MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Compras em supermercados online são realidade para 66%, aponta Apas

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

14 de mai. de 2024

CATEGORIA

Notícias

A experiência de “ir” ao supermercado está cada vez mais digital no Brasil. 66% dos consumidores entrevistados pela Apas costumam recorrer aos canais online em algum momento para fazer as compras, seja de forma exclusiva, seja mesclando a experiência digital à prática física.

A citada mescla entre os dois universos descreve o cenário ideal para 54% deste grupo de consumidores. Outros 31% expressaram o plano de fazer a maior parte das compras nos canais digitais, enquanto 15% pretendem fazer todas as compras pela internet.

Dentre as motivações para as compras digitais em 2024, destacam-se os “preços mais acessíveis do que os encontrados nas lojas físicas”, um impulso citado por 44% dos entrevistados.

Na série histórica, este nem sempre aparece como o principal gatilho de compras: no ano passado, por exemplo, a “facilidade para comparar preços entre as marcas” foi o principal motivador, citado por 52% dos respondentes.

Na atual edição da pesquisa, a facilidade de comparação foi citada 43% dos consumidores e ocupa a segunda posição na lista de motivações. Com 38% das citações, o motivo “maior variedade de produtos” fecha o pódio.

Chamam a atenção, também, as variações históricas de alguns gatilhos de compra. Em 2021, o motivo “sempre tem o que procura” foi citado por apenas 17% dos consumidores. A porcentagem saltou para 45% em 2023 e regrediu para 36% neste ano.

Barreiras à compra online 

Do outro lado da moeda, diversos fatores inibem as compras online. Para 68% dos entrevistados, ir até a loja física e escolher os produtos é uma experiência necessária. Outros 40% expressaram o prazer por passear pelos supermercados e conferir de perto as novidades.

Já na frente de barreiras menos conciliadoras, 27% dos consumidores não querem pagar pelo frete imposto à entrega. 14% disseram que os preços online são comumente mais altos, 10% afirmam que as lojas digitais não têm variedade de produtos e 9% lamentam não encontrar suas marcas favoritas.

Neste cenário, entre os 44% de clientes que não fazem compras online, 41% descartam a hipótese de considerar os canais digitais no futuro. Eles, no entanto, não são a maioria: 51% dos respondentes disseram que começar a comprar pela internet é uma possibilidade plausível.

A tendência pode aumentar o share de gastos nas lojas digitais nos próximos anos. De acordo com a Apas, atualmente, 64% do valor utilizado nas compras são direcionados às lojas físicas, contra 36% dos canais virtuais.

Leia também: Grupo Flora investe em mais de 20 lançamentos na Apas Show 2024

Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme