MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Compras em supermercados online são realidade para 66%, aponta Apas

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

14 de mai. de 2024

CATEGORIA

Notícias

A experiência de “ir” ao supermercado está cada vez mais digital no Brasil. 66% dos consumidores entrevistados pela Apas costumam recorrer aos canais online em algum momento para fazer as compras, seja de forma exclusiva, seja mesclando a experiência digital à prática física.

A citada mescla entre os dois universos descreve o cenário ideal para 54% deste grupo de consumidores. Outros 31% expressaram o plano de fazer a maior parte das compras nos canais digitais, enquanto 15% pretendem fazer todas as compras pela internet.

Dentre as motivações para as compras digitais em 2024, destacam-se os “preços mais acessíveis do que os encontrados nas lojas físicas”, um impulso citado por 44% dos entrevistados.

Na série histórica, este nem sempre aparece como o principal gatilho de compras: no ano passado, por exemplo, a “facilidade para comparar preços entre as marcas” foi o principal motivador, citado por 52% dos respondentes.

Na atual edição da pesquisa, a facilidade de comparação foi citada 43% dos consumidores e ocupa a segunda posição na lista de motivações. Com 38% das citações, o motivo “maior variedade de produtos” fecha o pódio.

Chamam a atenção, também, as variações históricas de alguns gatilhos de compra. Em 2021, o motivo “sempre tem o que procura” foi citado por apenas 17% dos consumidores. A porcentagem saltou para 45% em 2023 e regrediu para 36% neste ano.

Barreiras à compra online 

Do outro lado da moeda, diversos fatores inibem as compras online. Para 68% dos entrevistados, ir até a loja física e escolher os produtos é uma experiência necessária. Outros 40% expressaram o prazer por passear pelos supermercados e conferir de perto as novidades.

Já na frente de barreiras menos conciliadoras, 27% dos consumidores não querem pagar pelo frete imposto à entrega. 14% disseram que os preços online são comumente mais altos, 10% afirmam que as lojas digitais não têm variedade de produtos e 9% lamentam não encontrar suas marcas favoritas.

Neste cenário, entre os 44% de clientes que não fazem compras online, 41% descartam a hipótese de considerar os canais digitais no futuro. Eles, no entanto, não são a maioria: 51% dos respondentes disseram que começar a comprar pela internet é uma possibilidade plausível.

A tendência pode aumentar o share de gastos nas lojas digitais nos próximos anos. De acordo com a Apas, atualmente, 64% do valor utilizado nas compras são direcionados às lojas físicas, contra 36% dos canais virtuais.

Leia também: Grupo Flora investe em mais de 20 lançamentos na Apas Show 2024

Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme