Segurança cibernética, Data Analytics, Omnichannel, Inteligência Artificial e Nuvem foram alguns destaques dos wokshops da Febraban Tech, considerado o maior evento de tecnologia e inovação do mercado financeiro. A feira tem a missão de apresentar ao público as tendências que transformarão o setor e chegarão à sociedade brevemente. Alguns pontos já estão em execução, como o avanço do Marketing Conversacional.
Com números importantes que envolvem gastos globais do c-commerce usado em aplicativos OTT (Over The Top), como WhatsApp e WeChat, que devem alcançar um crescimento de 89% em 2023, o comércio conversacional desempenha um papel maior e melhor em mais jornadas do cliente, além de ser uma ferramenta cada vez mais útil e escalável para empresas de todos os setores.
E isso inclui o ramo de finanças, o que inclui benefícios como reduzir o tempo de espera do cliente com FAQs automatizados; humanizar a experiência com interações baseadas em texto, voz e vídeo para consultas complexas; e prever melhor através do uso da IA, ajudando os gerentes de relacionamento a cultivar relacionamentos lucrativos.
"Com WeChat e WhatsApp liderando em relação aos aplicativos OTT extremamente compatíveis com as novas tecnologias conversacionais, conseguimos atender 94% de consultas tratadas sem intervenção humana permitindo, assim, que os clientes possam usar canais populares como o WhatsApp", comenta Bruno Montoro, chefe de negócios e vendas da Gupshup.io para a América Latina. "E à medida que a IA continua impulsionando praticamente todas as indústrias, podemos observar como ela também transformará o comércio conversacional, passando de um serviço adicional útil para uma experiência omnichannel completa, impulsionando um crescimento significativo que vai além dos próximos doze meses."
A facilidade do bate-papo oferece ainda, uma maior minimização dos abandonos, substituindo o 'preenchimento de formulários' e a coleta de documentos pela facilidade de uma conversa genuína com o usuário. Além disso, a realização de pagamentos em aplicativos OTT, como WhatsApp e WeChat, que também oferece o fornecimento de chatbots, voicebots e mensagens comerciais RCS (Rich Communication Services), são apenas alguns dos serviços essenciais que continuarão impulsionando o crescimento no setor de comércio conversacional, e que também terão uma rápida adoção com o suporte da IA. "Com nosso Construtor de Chatbot Empresarial, agora podemos desenvolver chatbots tão poderosos quanto o Chat GPT, mas com bancos de dados de conhecimento especializados para um negócio ou indústria específica", explica Bruno.
Leia também: Web Summit e o futuro do Marketing conversacional
COMPARTILHAR ESSE POST