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Como as empresas podem combater o desperdício de alimentos

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Tempo de Leitura 7 min

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4 de abr. de 2024

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Notícias

As empresas têm um papel fundamental na promoção de mudanças ambientais positivas em todo o mundo. Seja na redução da pegada de carbono ou na conservação dos recursos naturais, as companhias de todo mundo têm feito sua parte para estarem alinhadas ao compromisso com o planeta. Quando falamos do varejo e da indústria de alimentos, o tripé de ESG salta ainda mais em relevância.

Com mais de 1,5 milhão de estabelecimentos espalhados pelo país e um movimento estimado em mais de R$220 bilhões por ano, o setor de food service é vital para a economia brasileira, mas também é campeão em desperdícios, segundo a ABIA. No setor de supermercados não é diferente.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a operação dos supermercados no Brasil em 2023 descartou cerca de R$7,9 bilhões em alimentos que estavam dentro da validade. Entre os alimentos que mais foram desperdiçados estão frutas, legumes e verduras (38,3%), seguido de carnes (25,4%) e laticínios (17,8%).

De acordo com Otávio Pimentel, Country Manager da Frubana, o desafio desses estabelecimentos está na eficiência logística para o abastecimento dos estoques. A foodtech, que utiliza tecnologia para conectar pequenos produtores a restaurantes de acordo com a oferta e demanda, eliminando intermediários e evitando o desperdício de alimentos nas prateleiras de mercados e centros atacadistas,  conseguiu reduzir reduz o desperdício de 30% para apenas 0,8%.

“Conseguimos isso por meio de uma operação logística que entrega os alimentos direto para os estabelecimentos, agregando valor para o produtor e agilidade operacional para restaurantes” explicou Otávio.

Frubana

População atenta aos movimentos das marcas

Apesar de estar entre os cinco principais produtores de alimentos do mundo, o Brasil também faz parte de um clube menos honroso, ocupando o décimo lugar entre os países que mais desperdiçam alimentos. Enquanto 70 milhões de pessoas vivem em situação de insegurança alimentar, o país perde anualmente R$1,3 bilhão apenas em frutas e vegetais. Já 85% das pessoas entrevistadas em uma pesquisa recente da Mindminers consideram importante combater o desperdício de alimentos no país.

Apesar disso, existem muitos equívocos sobre essa questão no Brasil. Por exemplo, 75% acreditam que a maior causa do desperdício de alimentos é a população, enquanto 90% desse desperdício ocorre antes mesmo de chegar ao consumidor. Ao apresentar descontos para produtos próximos da data de validade nos aplicativos, os supermercados serão capazes de atrair mais pessoas para as lojas e vender mais desses itens que ainda estão bons para consumo, enquanto os clientes poderão comprá-los por um valor em conta.

"Na luta contra o desperdício de alimentos, os supermercados podem aproveitar sua posição como intermediários entre fornecedores e consumidores para promover melhores práticas de ambos, ao mesmo tempo em que aumentam a participação e a conscientização entre seus clientes", sugere Mathias Ferraz, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Lessy no Brasil.

Oportunidade aliada à inovação

Como foi observado durante a Black Friday do ano passado, os descontos são uma excelente maneira de atrair os compradores brasileiros. Eles não apenas aumentam as taxas de conversão em 60% a 250%, mas também fazem os consumidores se sentirem mais inteligentes em relação a si mesmos e a suas decisões financeiras.

Uma pesquisa recente da OLX destacou que 85% dos brasileiros afirmaram que tentam economizar dinheiro ao encontrar descontos. Mais da metade (55%) dos mesmos participantes sentem que encontrá-los contribui para seu empoderamento, pois sentem que fizeram escolhas inteligentes. Além disso, 57% das pessoas tendem a divulgar e recomendar um bom desconto para amigos e familiares, enquanto 27% usam as redes sociais para informar para outros consumidores sobre a descoberta.

"Oferecer descontos por meio de aplicativos de melhores ofertas realmente é uma situação vantajosa para os supermercados. É possível aumentar a visibilidade e atrair mais pessoas para a loja, mas também pode combater o desperdício de alimentos, alinhando a marca com uma forma mais sustentável de consumo, o que os brasileiros estão exigindo. Dessa forma, os aplicativos de desconto são um gateway digital muito eficaz para lojas físicas", afirma Mathias.

Quem já está inovando

Operando um aplicativo de mercado sob demanda com entregas em minutos ou agendadas, a Daki desenvolveu uma seção especial com ofertas de produtos que estão próximos ao vencimento. De acordo com o Diretor de Retail da Daki, Ricardo Costa,  “a partir dessa estratégia, conseguimos atuar em duas frentes: de um lado disponibilizamos produtos que ainda estão próprios para o consumo, a preços mais acessíveis. Por outro lado,  evitamos que eles parem no lixo ", destaca.

Além disso, a empresa atua também com uma parceria com a Associação Prato Cheio, ONG que arrecada e distribui alimentos para entidades assistenciais.  A ação que começou em junho de 2023 com a doação de hortifruti, já impactou quase oito mil pessoas com a doação de cerca de 44 toneladas de alimentos,  proporcionando a produção de refeições e contribuindo para o combate à fome.

“Como nosso padrão de qualidade de venda do hortifruti é alto, identificamos uma quantia considerável de perdas dessa categoria diariamente. Com a intenção de auditar processos, começamos a retornar as perdas para o nosso Centro de Distribuição e percebendo que mais de 90% dos produtos que retornavam ainda estavam aptos para o consumo, vimos a oportunidade de aproveitar esses alimentos para outros fins. Então, uma das várias ideias que tivemos, foi a doação desses produtos” comentou, Ricardo Costa.

Neste mesmo sentido, uma estimativa da b4waste, foodtech que conecta os supermercados com produtos perto da data de vencimento a consumidores que pretendem consumi-los dentro do prazo e buscam preços acessíveis, o não descarte desses alimentos beneficia a redução da emissão de carbono. Após três anos de operação, a empresa calcula que já foi capaz de evitar o desperdício de mais de duas mil toneladas de produtos, o que representa a prevenção da emissão de 1.7 toneladas de CO2 na atmosfera.

Para os negócios, a estratégia também ameniza os prejuízos que o lixo causa anualmente no faturamento das varejistas. De acordo com a b4waste, ao disponibilizar os produtos, com descontos a partir de 50% do valor convencional, os comércios são capazes de cortar as perdas pela metade. O descarte de produtos não vendidos causa um impacto enorme nos caixas dos supermercados. A média de 2% de perdas nas redes representa aproximadamente R$7,9 bilhões anuais.

A ideia é que aplicativos agregadores de descontos são capazes de exibir as melhores ofertas de um supermercado online reduzindo, assim, a demanda pelos catálogos próprios do supermercado, e que ainda são impressos em papel. Ao mesmo tempo, os mesmos aplicativos também podem trabalhar com supermercados para promover descontos e promoções em itens que estão perto da data de validade.

Engajamento que transforma

A Food To Save começou nas redes sociais e hoje é motivo de celebração e vive um grande crescimento de sua comunidade, formada por consumidores engajados e comprometidos em combater o desperdício de alimentos. “Nascemos com o grande sonho de eliminar o desperdício de alimentos no Brasil. Ainda há um longo caminho pela frente, mas momentos como esse reforçam o potencial que temos para efetivamente revolucionar o cenário no país”, comentou Lucas Infante, CEO e cofundador da Food To Save.

food to save

A empresa já tem mais de três mil estabelecimentos cadastrados na plataforma, onde conta com nomes como Ambev, Zé Delivery,  Kibon, Rei do Mate, Nestlé, Dengo e Cacau Show. O propósito é atuar como um elo entre as lojas e os restaurantes que possuem alimentos para consumo imediato, que estão próximos da validade ou fora do “padrão estético” e bons para o consumo, e clientes preocupados com o consumo consciente. O consumidor resgata Sacolas Surpresa desses estabelecimentos por meio do app e consegue ter até 70% de desconto em suas compras.

“Exercemos um papel importante na reeducação da sociedade, no que diz respeito à forma de consumir os alimentos e também na conscientização e atenção para produtos de consumo imediato. A  nossa trajetória ascendente é de grande orgulho para nós, pois percebemos o nosso impacto se tornando cada vez mais relevante para o nosso país”, finaliza o CEO.

 Leia também: Investimento em ESG será a grande tendência para empresas em 2024

Data Makers - Clube Mundo do Marketing

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

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