O índice de qualidade das visitas a um site é um indicador vital para o sucesso no e-commerce. Esse índice avalia não apenas a quantidade de acessos, mas, principalmente, a relevância e o engajamento dos visitantes. Outra métrica importante para o setor é o Custo por Clique (CPC), amplamente utilizado em campanhas de Marketing digital, ao representar uma oportunidade direta de conversão, tornando o investimento em publicidade mais eficiente e direcionado.
De uma vez só, a Riachuelo conseguiu diminuir o CPC e ainda dobrar o índice de qualidade de visitas no site em um trabalho de proteção de marca da BrandMonitor em parceria com Media.Monks. A empresa alcançou redução de 81% no Custo por Clique (CPC), ou seja, valor médio pago por um clique em anúncio patrocinado, além de elevar em 132% a taxa de cliques (CTR) no site da marca, que representa a relação entre o número de cliques e o número de visualizações de um anúncio.
A Media.Monks e a Riachuelo estavam criando uma parceria focada em aquisição de novos clientes por meio do aplicativo da marca e já possuíam campanhas desenhadas pensando em aumento de conversão e crescimento de ROAS. O desafio da BrandMonitor era somar a expertise da proteção de marca nessa estratégia, eliminado o uso indevido do nome Riachuelo e diminuindo os custos com as variações da marca.
A partir desse desafio, foi pensada uma solução robusta para a proteção da marca. Por meio de sua plataforma, a startup forneceu à empresa relatórios constantes e detalhados sobre o uso da marca. “A comunicação entre o time da BrandMonitor e a equipe da Media.Monks foi essencial para o resultado que observamos. O nosso monitoramento enviava relatórios periodicamente para o time de mídias e juntos realizamos a análise dos dados obtidos. Enquanto o time de mídias otimizou campanhas visando a melhor performance, nosso time mediava acordos para eliminar os agressores de Riachuelo”, destaca Diego Daminelli, CEO e Fundador da BrandMonitor.
Crescimento do ROAS
Além da redução significativa no custo por clique (CPC) do aumento na taxa de cliques (CTR) da Riachuelo, indicando uma maior eficácia e engajamento das campanhas promovidas, em apenas cinco meses de colaboração, observou-se um crescimento tangível do retorno sobre o investimento (ROAS), evidenciando o impacto positivo das ações implementadas.
“Receber os relatórios diariamente é essencial para visualizarmos o uso de nossos termos, algo que não poderíamos ver de outra forma. Além de ser uma solução que garante a redução nos nossos custos, também estamos conseguindo chegar até os nossos clientes sem desvios e proteger a jornada de compra e a nossa marca. Estamos muito satisfeitos e ansiosos com os próximos resultados”, afirmou Márcia Bruno de Lima, Head de E-commerce Riachuelo.
Os resultados alcançados demonstram o poder da proteção de marca no cenário digital e evidenciam a importância de parcerias estratégicas na maximização do desempenho e eficácia das campanhas de Marketing. “Este case de sucesso ilustra como uma abordagem proativa e focada na proteção da marca pode não apenas proteger a integridade da marca, mas também impulsionar o sucesso comercial a longo prazo”, concluiu Diego Daminelli, CEO e Fundador da BrandMonitor.
Leia também: Oscilações climáticas impõem desafios ao varejo de roupas
COMPARTILHAR ESSE POST