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Com IoT, Visão computacional e IA, postos de gasolina vendem o dobro exibindo mensagens a partir de “análise de tráfego”

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Tempo de Leitura 3 min

DATA

26 de jul. de 2023

CATEGORIA

Notícias

A estratégia de comunicação de postos de gasolina em todo o Brasil para melhorar a visibilidade sobre seus produtos e vender mais não está apenas em divulgar o preço em painéis estáticos ou de led, mas também em utilizar câmeras e aparelhos que captam o tráfego de pessoas e veículos, trazendo estratégias de análise de tráfego das compras online para o seu negócio nas ruas.

Por meio da IoT, Visão computacional e IA, as empresas já vem colhendo bons resultados e os transformando em venda. A 4yousee, empresa de soluções para comunicação em telas e analytics do mundo físico, está mudando a realidade de mais de 1.500 postos de combustível, de diferentes bandeiras, capturando o vai e vem de carros e pessoas para entregar conteúdo e gerar recomendações que irão converter em vendas.

“Com nossa tecnologia de Visão Computacional, desenvolvida em cooperação com a Intel, conseguimos entender a proporção de veículos que entram em um determinado posto, comparado ao total de veículos que passam na rua. Compreender como essa taxa de conversão varia em diferentes horários e dias da semana, e como pode ser influenciada por ações de marketing ou campanhas, nos permite propor estratégias para aumentar receita de forma bastante significativa”, conta Joaquim Lopes, CEO da 4yousee.

Como funciona a análise 

O processo utiliza uma câmera, instalada no topo do posto de gasolina, ou de qualquer outro tipo de estabelecimento, com ela é possível medir o tráfego diário de carros e em que momento certas promoções devem ser impulsionadas naqueles telões de led que ficam nas marquises desses estabelecimentos. Tudo isso funciona de maneira automática, com uso de inteligência artificial. O aparelho por trás da câmera calibra as promoções e ajusta diretamente o preço promocional na bomba. “Existe um valor padrão, aqui estamos falando daquele preço que os postos praticam para pagamentos pelo aplicativo, por exemplo”, detalha Lopes.

Aparelhos de celular também auxiliam nessa estratégia, principalmente para as lojas de conveniência. “Quando a gente passa por uma loja dessas, um aparelho na entrada consegue captar, de forma criptografada, ou seja, respeitando as leis de proteção de dados, o comportamento do consumidor, para gerar comunicação visual, ou seja, propaganda para levá-lo a determinados produtos dentro da loja”, conta. De acordo com o executivo da 4yousee, que desenvolveu a tecnologia, algumas  redes de conveniência reportam que conseguem vender até três vezes mais algumas linhas de produtos do que vendia antes. “Agora eles entregam a comunicação certa para o consumidor certo”.

Locais muito próximos a estádios de futebol, por exemplo, começaram a sofrer por conta da sazonalidade do tráfego de pessoas. “Só há público quando há jogos e isso é ruim para o comércio. Com essa análise de dados que fazemos com AI, conseguimos entender também se é uma área interessante para um posto de combustível, por exemplo, ou se precisamos rodar outros tipos de publicidade em horários específicos, ou mesmo nos períodos de jogos”, pontua. Além disso, há como entender o impacto de campanhas geolocalizadas em aplicativos como o Waze e Maps, e como possíveis acidentes nas avenidas estão impactando o fluxo nos postos.

A 4yousee investiu mais de R$ 2,5 milhões nessa tecnologia que já entrega solução para além dos postos de combustível, outras empresas e agências de publicidade também conseguem utilizar essa estratégia para definir seus funis de audiência e que conteúdo entregarão para impulsionar interação e vendas. “Lojas de telefonia, por exemplo, possuem telas interativas, ou simplesmente que exibem a publicidade de seus serviços e aparelhos. De acordo com o que clicam, vamos entendendo o comportamento do consumidor, bem como o comportamento em uma faixa de horário específico e tempo de permanência no local. Além disso, são gerados dashboards e relatórios para metrificação das ações e resultados”, finaliza.  Leia também: Reposicionamento da Ipiranga: cautela, pertencimento e renovação na ponta

 

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

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