MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Com IA, Magalu permite compra total pelo WhatsApp sem sair da conversa

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

6 de nov. de 2025

CATEGORIA

Notícias

O Magalu passou a disponibilizar uma funcionalidade que permite ao consumidor realizar todo o processo de compra pelo WhatsApp, desde a busca e recomendação de produtos até o pagamento e o acompanhamento pós-venda. 

A ferramenta, chamada WhatsApp da Lu e baseada em inteligência artificial, foi liberada inicialmente para 1 milhão de clientes recorrentes da empresa, com histórico mínimo de dez compras anuais. A projeção é de que, até o fim de 2025, a solução esteja acessível aos mais de 30 milhões de consumidores ativos da companhia.

Segundo a empresa, o sistema utiliza informações de preferência e comportamento de compra para sugerir itens de forma personalizada. A funcionalidade acessa o catálogo completo do próprio Magalu e dos cerca de 300 mil vendedores do marketplace, reunindo mais de 37 milhões de anúncios. 

Apenas usuários com cadastro prévio no Magalu podem iniciar a jornada conversacional, mediante validação de e-mail ou CPF. A interação exige um convite enviado pela conta oficial da Lu no WhatsApp, que já era usada para acompanhamento de pedidos desde 2018 e reúne 15 milhões de usuários.


As interações por voz são interpretadas com reconhecimento de gírias, regionalismos e pausas. Conforme a complexidade da solicitação, a assistente envia perguntas complementares para refinar as recomendações. A ferramenta também limita conversas com conteúdo ofensivo, sexualizado ou com sinais de assédio ou violência.

A solução utiliza modelos proprietários de inteligência artificial do Google e modelos open-source hospedados na Magalu Cloud, combinados em uma arquitetura de centenas de multi-agentes. Essa configuração permite lidar com diferentes funções, como busca, recomendação e transcrição de áudio, mantendo flexibilidade e baixa latência para suportar o volume de consultas.

De acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, divulgada em março de 2024, o WhatsApp está instalado em 98% dos celulares ativos no país, o que motivou a escolha da plataforma como ambiente inicial para a operação de IA conversacional do Magalu.

Leia também: O cérebro da Lu (Magalu): Inteligência Artificial e personalidade



COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme