MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Coca-Cola e Nestlé pressionam governos contra poluição plástica

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

15 de abr. de 2024

CATEGORIA

Notícias

Marcas como Coca-Cola, Unilever, Nestlé, e Lego se organizaram em uma Coalizão Empresarial que visa impulsionar uma mudança em escala global na economia dos plásticos. A cooperação é motivada pela necessidade de evitar que a matéria prima não seja perdida em resíduos e, consequentemente, se transforme em poluição.

Para isso, o grupo, formado por mais de 200 empresas, faz barulho para pressionar os governos globais e garantir a assinatura de um Tratado global contra a poluição por plástico, com regras e medidas obrigatórias. Idealmente, a medida alinharia os países em soluções conjuntas para a redução, circulação e prevenção da poluição plástica.

Dados da Fundação Ellen MacArthur indicam que, caso a economia circular entre em vigor, seus efeitos reduziriam em 80% o volume anual de plásticos nos oceanos, em 25% as emissões de gases de efeito estufa e gerariam uma economia de US$ 200 bilhões por ano, além de criar um saldo líquido de 700 mil novos postos de trabalho até 2040.

Não por acaso, as discussões sobre o tratado não são novidade, Desde 2022, nações discutem os termos para mitigar a poluição – problema cada vez mais significativo, uma vez que, até 2040, os estoques de plástico nos oceanos deverão ser quadruplicados caso ações contundentes não sejam tomadas hoje, conforme apontam dados de um estudo divulgado pela The Pew Charitable Trusts e SYSTEMIQ.

A importância do Tratado 

A Coalizão entende que o fim da poluição por plástico deve vir a partir de uma visão abrangente de economia circular para o setor. Isto incluiria a eliminação de itens plásticos desnecessários e medidas inovadoras para garantir a reutilização, reciclagem ou compostagem dos plásticos considerados necessários. Dessa forma, todos os plásticos que participam da cadeia seriam mantidos em uma circulação cíclica.

O Grupo argumenta, ainda, que o caráter legal de um tratado tecido sob o olhar da Organização das Nações Unidas serve para acelerar o progresso rumo à economia circular. Adicionalmente, o “trabalho em grupo” permite que os governos desenvolvam um tratado eficaz, tendo as condições necessárias para viabilizar investimentos em infraestrutura e inovação.

Finalmente, o tratado funcionaria como um mecanismo regulatório para a implementação dos dispositivos da economia circular, considerando as condições locais de cada mercado e abrangendo, em adição, macro e micro plásticos, além de abordar todas as fontes e caminhos da poluição plástica no ambiente natural.

O que é feito na prática

Segundo Victor Bicca, diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola Brasil, a empresa assumiu o compromisso de usar pelo menos 50% de material reciclado nas embalagens, com 25% do portfólio de bebidas sendo embalagens retornáveis, e coletar 100% das embalagens colocadas no mercado. O executivo ressalta que a marca espera alcançar estes objetivos até 2030.

Por outro lado, embora existam iniciativas voluntárias na indústria para acabar com a poluição plástica, como o Compromisso Global por uma Nova Economia dos Plásticos, o problema está longe de ser resolvido. Algumas estratégias importantes para evitar os resíduos plásticos, como ampliar os sistemas de reutilização, ainda encontram barreiras para se tornarem realidade.

Leia também: Xandô cria embalagem com 79% a menos de plástico

Coca-Cola - Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme