De volta à rotina pós-pandemia, os brasileiros resgataram a tradição de cuidar da fome nas lanchonetes, restaurantes e supermercados espalhados pelo país. Durante o primeiro semestre de 2023, a frequência de consumo de alimentos e bebidas fora de casa cresceu 1,6% em comparação ao mesmo período de 2022, aponta o relatório Brand Footprint Brasil, elaborado pela Kantar.
Neste contexto, algumas marcas se destacaram como as queridinhas do consumidor. A fim de identificá-las, a Kantar desenvolveu uma métrica original batizada de Consumer Reach Point (CRP), que mensura quantas famílias compram produtos de determinadas empresas e com que frequência isso ocorre.
Assim, o relatório identificou que a Coca-Cola foi a marca mais consumida por consumidores em movimento, com um CRP de 184 milhões. A segunda posição do ranking é ocupada pela Bauducco (43 milhões de CRPs) e o top 3 é fechado pela Lacta, que somou 35 milhões de CRPs.
Outros destaques da pesquisa
A presença de Bauducco e Lacta no top 3 do ranking da Kantar aponta que o consumidor brasileiro adora consumir snacks doces quando sai de casa. Prova disso é que outras marcas que se dedicam ao segmento aparecem no top 20 de marcas mais consumidas.
Neste recorte, Bis e Freegells subiram 11 degraus cada, alcançando 9º e 19º lugares do ranking, respectivamente. Na categoria de bebidas, oito das 20 principais marcas mantiveram suas posições. O maior salto foi dado pela Tang, que pulou da 35ª para a 16ª colocação.
De forma geral, 24% das 50 marcas mais consumidas cresceram apenas em frequência de clientes e 14% somente na penetração de mercado. Enquanto isso, 36% apresentaram alta em ambos os parâmetros.
Entre os pontos de contato, os que ganharam mais CRP foram hiper e supermercados (+22 CRP), ambulantes (+18 CRP) e bares (+4,3 CRP). Já em relação aos motivos de consumo, o brasileiro buscou por razões e paixões básicas, como sabor (+25,8 CRP), vontade (+11,5 CRP) e hábito (+8,6 CRP).
Além dos canais tradicionais, a pesquisa também aponta que o consumidor está mais adepto à omnicanalidade, uma vez que 50% dos entrevistados pela Kantar visitaram oito ou mais canais no primeiro trimestre de 2023, número 5% maior do que foi visto no mesmo período de 2022.
De acordo com a empresa, as marcas que diversificam os pontos de contato tiveram mais sucesso em vendas. As companhias que apostaram em canais de indulgência, no entanto, seguiram caminho oposto. Leia também: Indicadores de sucesso da Coca-Cola levam em conta a experiência do consumidor
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