MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Coca-Cola é a marca mais consumida fora de casa pelos brasileiros

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

12 de set. de 2023

CATEGORIA

Notícias

De volta à rotina pós-pandemia, os brasileiros resgataram a tradição de cuidar da fome nas lanchonetes, restaurantes e supermercados espalhados pelo país. Durante o primeiro semestre de 2023, a frequência de consumo de alimentos e bebidas fora de casa cresceu 1,6% em comparação ao mesmo período de 2022, aponta o relatório Brand Footprint Brasil, elaborado pela Kantar.

Neste contexto, algumas marcas se destacaram como as queridinhas do consumidor. A fim de identificá-las, a Kantar desenvolveu uma métrica original batizada de Consumer Reach Point (CRP), que mensura quantas famílias compram produtos de determinadas empresas e com que frequência isso ocorre.

Assim, o relatório identificou que a Coca-Cola foi a marca mais consumida por consumidores em movimento, com um CRP de 184 milhões. A segunda posição do ranking é ocupada pela Bauducco (43 milhões de CRPs) e o top 3 é fechado pela Lacta, que somou 35 milhões de CRPs.

Outros destaques da pesquisa

A presença de Bauducco e Lacta no top 3 do ranking da Kantar aponta que o consumidor brasileiro adora consumir snacks doces quando sai de casa. Prova disso é que outras marcas que se dedicam ao segmento aparecem no top 20 de marcas mais consumidas.

Neste recorte, Bis e Freegells subiram 11 degraus cada, alcançando 9º e 19º lugares do ranking, respectivamente. Na categoria de bebidas, oito das 20 principais marcas mantiveram suas posições. O maior salto foi dado pela Tang, que pulou da 35ª para a 16ª colocação.

De forma geral, 24% das 50 marcas mais consumidas cresceram apenas em frequência de clientes e 14% somente na penetração de mercado. Enquanto isso, 36% apresentaram alta em ambos os parâmetros.

Entre os pontos de contato, os que ganharam mais CRP foram hiper e supermercados (+22 CRP), ambulantes (+18 CRP) e bares (+4,3 CRP). Já em relação aos motivos de consumo, o brasileiro buscou por razões e paixões básicas, como sabor (+25,8 CRP), vontade (+11,5 CRP) e hábito (+8,6 CRP).

Além dos canais tradicionais, a pesquisa também aponta que o consumidor está mais adepto à omnicanalidade, uma vez que 50% dos entrevistados pela Kantar visitaram oito ou mais canais no primeiro trimestre de 2023, número 5% maior do que foi visto no mesmo período de 2022.

De acordo com a empresa, as marcas que diversificam os pontos de contato tiveram mais sucesso em vendas. As companhias que apostaram em canais de indulgência, no entanto, seguiram caminho oposto.  Leia também: Indicadores de sucesso da Coca-Cola levam em conta a experiência do consumidor

OXXO - Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme