O Cazoolo, Lab de design de embalagens circulares da Braskem, se uniu à Sallve Cosméticos no Circular Design Sprint. O objetivo é desenvolver uma embalagem de reuso com refil, proporcionando novas experiências de uso aos consumidores. Nos sprints, o Cazoolo fornece suporte especializado para as marcas aprimorarem seu portfólio rumo à sustentabilidade.
No projeto com a Sallve, os especialistas do Lab estão em busca de desenvolver modelos para embalagens de reutilização com refil. A ação conta com dinâmicas de cocriação entre os profissionais das marcas para que alcancem melhores soluções e protótipos que serão testados e aprovados pela Sallve para disponibilizar no mercado.
Além dos times do Cazoolo e da Sallve, o Sprint ainda contou com a participação da Silgan Dispensing and Packaging do Brasil, importante cliente da Braskem para o segmento de tampas e embalagens no setor de cosméticos, que aportou conhecimento técnico e colaborou com todo o processo. As metodologias aplicadas pelo Lab incluem Design for Environment (DfE) e a Avaliação de Ciclo de Vida (ACV).
O Circular Design Sprint tem sempre a imersão com as marcas de, no máximo, uma semana (dependendo da complexidade do projeto) e foco total na circularidade e redução do impacto ambiental. O desenvolvimento das ações acontece a partir de cinco etapas: definição do escopo (missão, prioridades e restrições) e mapeamento de impactos ambientais da embalagem atual via ACV (Avaliação de Ciclo de Vida); dinâmicas de brainstorm, exploração e refinação; design e prototipagem; teste de validação dos protótipos com o consumidor; e comparação do impacto ambiental das soluções desenvolvidas.
Para André Giglio, especialista em desenvolvimento de embalagens do Cazoolo, a empresa quer auxiliar os brand owners a solucionar os desafios em relação à otimização das embalagens plásticas e agregar mais sustentabilidade para elas. Tudo isso equilibrando custo, sustentabilidade e experiência de consumo.
Já Leandro Gusmão de Menezes, Head de Marketing da Sallve, contou que a marca está acostumada a cocriar produtos com a própria comunidade, mas como o Circular Design Sprint proporciona ainda não tinham trabalhado. Ele reforçou que essa parceria pode beneficiar o mercado de cosméticos de maneira mais ampla.
O Circular Design Sprint já contou com a participação de várias marcas ao longo dos últimos anos. Só em 2024 foram quatro sprints com marcas como Aptar, Crilancha, Sallve e Diadema. Já em 2023, aconteceram sete sprints e a presença das marcas Grendene, Mars, Nutri Garden, iFood, Dux Nutrition, L'Oréal e Dassault. Em 2022, as marcas Vigor, Extrusa Pack, Danone participaram, totalizando mais três edições dos sprints.
“Entendemos que grande parte do impacto ambiental de um produto é definido na etapa do design. Por isso, é fundamental auxiliarmos nossos parceiros, clientes e marcas na criação de soluções mais circulares que os ajudem a alcançar melhores caminhos, além de atingir objetivos e compromissos de sustentabilidade”, pontuou Yuri Tomina Carvalho, head do Cazoolo.
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