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Carrefour, Assaí e Magazine Luiza são as maiores varejistas do Brasil, aponta IBEVAR

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Tempo de Leitura 1 min

DATA

24 de ago. de 2023

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Notícias

O ranking IBEVAR - FIA Business School premiou no último sábado empresas que se destacaram dentro de critérios de relevância para o varejo nacional, como receita total, crescimento, admiração entre consumidores e colaboradores e retorno sobre o capital investido.

De acordo com o levantamento, que teve como base o balanço divulgado pelas empresas e publicações especializadas sobre o segmento, a maior varejista do Brasil é, atualmente, a Carrefour, cujo faturamento alcançou a casa dos R$108 bilhões. Fecham o Top 3 Assaí, (R$60 bi) e Magazine Luíza (R$45 bi).

O ranking também apontou as empresas que mais cresceram no período de 2021 a 2022 em setores variados. Neste recorte, destacam-se:

- Giassi & Cia (Supermercados), com crescimento de 62%;

- Lojas CEM (Eletroeletrônicos e Móveis), com aumento de 14%;

- Grupo Inditex (Moda e Esporte), com crescimento superior a 200%;

- O Boticário, (Drogarias e Perfumarias), com 30% de crescimento;

- Cacau Show, (Franquias), com aumento de 93%.

Adicionalmente, a metodologia do ranking utilizou tecnologia de IA (Inteligência Artificial) e NLP (Natural Language Processing) para analisar milhões de manifestações espontâneas, em textos e vídeos, nas redes sociais a fim de identificar as empresas mais admiradas por consumidores e colaboradores.

Para a análise, foram levados em consideração 31 subsegmentos do varejo, com a revelação das mais admiradas em cada um deles. Os destaques, neste quadro, foram:

- Centauro (Moda e Esporte);

- Kipling (Bolsas e Malas);

- Oxxo (Conveniência);

- Havan (Departamentos);

- Magazine Luiza (Eletrodomésticos, Eletroeletrônicos e Móveis);

- Leroy Merlin (Material de Construção);

- Petlove (Pets).

Já na avaliação do retorno sobre o capital investido, a Track & Field, empresa do segmento de vestuário esportivo, sagrou-se a campeã com uma taxa de ROIC de 19,6%.

Leia também: “Influenciadores virtuais trazem mais brand safety para as marcas”, diz Pedro Alvim

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

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