Tomando como referência as preferências e o comportamento criativo de uma base formada por mais de 200 milhões de usuários, o Canva lançou nesta terça-feira (19) um relatório com as principais tendências de design para 2025.
Foram analisados os usos e os feedbacks de creators, profissionais e 95% das empresas que integram a lista Fortune 500. A plataforma identificou padrões que mostram os elementos mais queridos pelos usuários, bem como recursos visuais em ascensão.
O primeiro diagnóstico projeta 2025 como o ano em que o design nostálgico e artesanal encontrará a precisão das novas tecnologias – uma mistura eficiente para todas as criações populares, dos designs para as redes sociais às apresentações e produtos para impressão.
Veja, abaixo, as sete tendências conforme descritas pelo Canva:
Analógico + IA - Abrimos mão do velho e abraçamos o novo? Em 2025, esperamos um encontro entre os dois. Inspirada em técnicas analógicas como a colagem, essa interseção entre passado e presente abre novas possibilidades de design na era da IA.
Esta tendência é mais popular entre os usuários na América Latina. Na região, as pesquisas pelo termo “scrapbook” cresceram 107% – 15 pontos percentuais acima da média global (92%).
Teoria das Formas - Há quem diga que o quadrado é a forma perfeita. Mas a perfeição está em todas as formas. Esse estilo modular usa formas marcantes para criar estrutura, combinadas com fotografia retroiluminada e cores quentes para transmitir uma sensação intimista. É amigável e funcional ao mesmo tempo.
Os termos "formas" e "modular" cresceram 56% e 23% em pesquisa, respectivamente, no ano passado.
Luxo Minimalista - Descubra um mundo luxuoso. Essa tendência combina uma estética minimalista com detalhes ricos e intrincados, fazendo um uso generoso do espaço negativo para gerar equilíbrio. Ela evoca um glamour discreto por meio de composições marcantes, porém harmoniosas.
Os termos "elegante" e "luxo" aumentaram 33% e 30% em pesquisa, respectivamente.
Brincadeira Séria - Um jeito divertido de unir negócios e lazer. Estrategicamente lúdico, esse estilo combina humor e elementos corriqueiros de maneiras inesperadas para reinventar o conceito de design profissional. Ele mostra que o trabalho também pode ser um espaço de diversão.
Os termos "bobo", "engraçado" e "humor" aumentaram 92%, 36% e 27% em pesquisa, respectivamente.
Futuro em Movimento - Um pouco de movimento faz toda a diferença. Essa tendência usa o movimento para melhorar a experiência de contar histórias. Por exemplo, gradientes de movimento sutis e tipografia de movimento dinâmico são usados para criar ritmo e fluxo.
Os termos "movimento", "animação" e "interativo" aumentaram 109%, 78% e 46% em pesquisa, respectivamente.
Sofisticação Bruta - Às vezes, menos realmente é mais. Essa tendência desafia a estética convencional com um estilo mais cru, que incentiva identidades visuais singulares e vozes diferenciadas. Ela faz o papel dela sem esforço. Mais descolada, impossível.
Os termos "de ponta", "ousado" e "diferentão" aumentaram 71%, 40% e 23% em pesquisa, respectivamente.
Botânica Mecânica - A tecnologia encontra a biologia. Essa tendência combina texturas oníricas da natureza com o uso de gradientes e espaços negativos para criar harmonia. Parece que os opostos realmente se atraem.
Os termos "techno" e "cyber" aumentaram 30% e 32% em pesquisa, respectivamente.
Leia também: Canva adiciona coleção oficial da Disney à biblioteca de recursos visuais
COMPARTILHAR ESSE POST