Cannes Lions destaca criatividade publicitária de empresas brasileiras Bruno Mello 23 de junho de 2023

Cannes Lions destaca criatividade publicitária de empresas brasileiras

         

Magalu, Gerdau e Sem Parar concorreram a prêmios no mais reconhecido festival publicitário do mundo

Cannes Lions destaca criatividade publicitária de empresas brasileiras
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Termina hoje (23) a 70ª edição do Cannes Lions – Festival Internacional de Criatividade, que celebra a inovação em prol do progresso publicitário. Por isso, o Mundo do Marketing selecionou alguns dos destaques da atual edição, marcada pela sólida presença de empresas brasileiras.

Lu, do Magalu, conquista seu segundo Leão

A Lu, influenciadora virtual do Magalu, ganhou na quinta-feira (22) um Leão de Prata na categoria Eficácia Criativa. Este é o terceiro ano consecutivo que o Magalu recebe a premiação da publicidade mundial. O trabalho é fruto da parceria com a agência Ogilvy Brasil.

Celebrando a conquista, Pedro Alvim, Gerente Sênior de Redes Sociais e Influência da Magalu, ressalta que a premiação nesta categoria, em Cannes, é especialmente importante pois reconhece a consistência e eficácia criativa da estratégia construída para a Lu.

O Diretor afirma, também, que o prêmio é o resultado de um trabalho de inteligência coletiva, feito com muito carinho pela equipe de social media e influência do Magalu, com a ajuda de um ecossistema de parceiros incrível, como a Ogilvy Brasil.

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Sem Parar e Heineken

Em fevereiro, Sem Parar e a Heineken 0.0 iniciaram uma collab inédita e lançaram a campanha “0.0 Álcool – 0.0 Barreiras”, desenvolvida pela Le Pub, com uma promoção que sorteou 100 tags exclusivas com R$ 1000 em crédito, utilizáveis a critério do ganhador.

Além da promo, a ação também liberou a passagem pelo pedágio da ViaLagos, no Rio de Janeiro, para motoristas que estivessem viajando com uma HNK 0.0. O mote da campanha tinha como objetivo mostrar que é possível pegar a estrada no verão e curtir a estação com direção responsável.

O fruto da parceria entre as marcas está entre os 20 representantes brasileiros na shortlist para o Prêmio Cannes.

Mimo Live Sales

Monique Lima, CEO e cofundadora da Mimo Live Sales, startup pioneira de Live Shopping na América Latina, está presente no Festival de Cannes para o lançamento do livro “Uma sobe e puxa a outra”, que narra sua história como fundadora da startup brasileira e suas vivências dentro do mundo dos negócios.

A publicação foi idealizada por Natasha Caiado e Daniena De Luca e conta com profissionais renomadas como a jornalista Christiane Pelajo e a executiva Dea Mendonça, e conta histórias reais de brasileiras com trajetórias notáveis em suas áreas de atuação.

Com o slogan “sem saber que era impossível, foram lá e fizeram”, este será o terceiro volume do livro, que relata também trajetórias de nomes como a head do YouTube Brasil, Patricia Muratori, a diretora de negócios no Google, Mônica de Carvalho, a GM Latam do TikTok, Gabriela Comazzetto, a executiva do ÚNICO IDtech, Gabriela Onofre, a VP de Produto e Marketing da Vibra Energia, Vanessa Gordilho e muitas outras brasileiras de sucesso.

Gerdau

A Gerdau também foi destaque no Cannes Lions 2023. A companhia concorreu com o case da construção da cenografia do Palco Mundo, do Rock in Rio Brasil 2022, a partir de mais de 200 toneladas de aço Gerdau 100% reciclável nas categorias “Sustainable Development Goals”, “Entertainment” e “Entertainment for Music”.

Representante da Gerdau no evento, Pedro Torres, Diretor Global de Comunicação Corporativa e Relações Institucionais da empresa, comemorou a ocasião e destacou a oportunidade de expandir o conhecimento sobre excelência criativa e inovação, bem como permite criar novas conexões.

Heinz

Já a Heinz levou a criatividade para dar ainda mais vida ao andamento do Festival de Cannes Em parceria com o Pinterest, a marca está aproveitando a ocasião para criar uma experiência em torno da sua campanha Heinz Tattoo Ink, criada pela agência SOKO e vencedora do Bronze na categoria Brand Experience.

A campanha, lançada no começo deste ano, consiste em solucionar a problemática das tintas coloridas para tatuagens, que estavam sendo banidas em alguns lugares do mundo por serem tóxicas.

Em parceria com a Electric Ink, a marca desenvolveu sua primeira tinta vermelha para tatuagem- num tom novo e proprietário baseado na cor pantone oficial da marca -, sem ingredientes nocivos, e que funcione para todos os tipos de pele – brancas, amarelas, pretas e pardas.

Além de ter ganhado o bronze na categoria Brand Experience, Heinz Tattoo Ink ainda está concorrendo a Categoria de Inovação no Festival de Criatividade Cannes Lions.

Spotify

O Spotify recebeu três premiações, incluindo um Leão de Ouro na categoria Narrativa e experiência personalizadas, pela campanha de Retrospectiva 2022 (em inglês, Wrapped 2022) e, junto a ele, um Leão de Bronze na categoria Cross-Channel Storytelling pelo design da campanha.

A marca também recebeu outro Leão de Bronze na categoria Entretenimento para música pelo trabalho realizado no engajamento da comunidade e fãs durante os clássicos masculino e feminino do FC Barcelona, que levou o logotipo do álbum MOTOMAMI, de ROSALÍA, para as camisetas dos jogadores.

Google

A Google também marcou presença no Festival de Cannes, mas de uma forma um pouco diferente das demais. Na quarta-feira (21), James Manyika, VP Sênior de Pesquisa, Tecnologia e Sociedade do Google, deu uma palestra sobre inteligência artificial (IA) e criatividade.

Durante o discurso, James demonstrou otimismo ao abordar a interação entre IA e a criatividade humana, não como forma de substituição, e sim como aprimoramento das criações feitas por seres humanos.

Além dele, Robert Wong, vice-presidente do Google Creative Lab, também subiu ao palco e deu alguns exemplos de como ele e sua equipe estão usando IA em ferramentas desenvolvidas pelo Google Research em seu trabalho.

Venha para o Clube e faça parte da conversa!

Leia também: Case Sem Parar: para além do pedágio, a expansão da marca


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