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Business messaging: 80% dos consumidores preferem se comunicar por mensagens

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Tempo de Leitura 2 min

73% das empresas brasileiras reportaram aumentos no retorno sobre investimento em publicidade (ROAS) quando utilizaram plataformas de pure messaging, como o WhatsApp e o Telegram, e há um bom motivo para isso: 8 em cada 10 consumidores preferem se comunicar com empresas por meio de mensagens.

O dado, divulgado no estudo "Business messaging como gerador de valor para negócios no Brasil", conduzido pelo Boston Consulting Group (BCG), é compatível com um panorama identificado no mesmo levantamento: 89% dos entrevistados que investiram em estratégias de pure messaging reportaram resultados de sucesso, destacando o retorno financeiro.

Além disso, a BCG aponta que a utilização dos apps de mensageria, associada à troca de mensagens nas mídias sociais e nos bate-papos dos marketplaces, está trazendo resultados positivos em relação aos esforços dirigidos à fidelização de clientes.

A explicação para as citadas ascensões está no crescimento significativo no uso da internet e de dispositivos móveis no Brasil. O país possui a quinta maior população digital do mundo (+ 170 milhões de pessoas), com usuários principalmente orientados para dispositivos móveis, sendo que 90% destes possuem aplicativos de mensagens instalados.

Avaliando o mercado, Guilherme Horn, head de WhatsApp para Mercados Estratégicos na Meta, ressalta que os brasileiros realizam mais de 600 milhões de conversas diárias entre pessoas e empresas nas plataformas Meta, o que faz do Brasil um dos mercados mais maduros em business messaging.

Garantindo a eficácia do business messaging  Pensando no poder estratégico da troca de mensagens, a BCG listou cinco passos essenciais para garantir o sucesso na utilização de business messaging: Capitalizar nas mudanças de preferências dos consumidores: Todo processo começa pelo início. Por isso, é essencial começar a utilizar business messaging o mais cedo possível, uma vez que 8 em cada 10 consumidores preferem se comunicar com empresas por meio de mensagens. Transformar engajamento em todo o ciclo de vida do consumidor: Recomenda-se avaliar como a organização pode usar estratégias de pure messaging, já que essa provou ser uma ferramenta eficaz para atender diversas necessidades de negócio. Se inspirar nos casos de sucesso de líderes da indústria: Aprender com empresas que usaram business messaging de forma bem-sucedida é a melhor forma para alavancar significativamente os resultados empresariais. Implementar melhores práticas de business messaging: Para serem bem-sucedidas, as empresas devem evoluir em maturidade em cinco dimensões-chave: estratégia de mensagens, personalização, monitoramento, setup tecnológico e organização. Começar a agir para se manter competitivo: É importante integrar mensagens na estratégia e no ciclo de vida do consumidor não apenas para tentar fechar o gap em relação a outros competidores, mas para potencialmente liderar o segmento. Leia também: Metade dos brasileiros querem se comunicar com marcas em apps de mensagens

Marketing Conversacional

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

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