Franquias internacionalizadas apresentam maior maturidade digital, aponta ESPM Bruno Mello 24 de novembro de 2023

Franquias internacionalizadas apresentam maior maturidade digital, aponta ESPM

         

Estudo avaliou o grau de internacionalização de 213 franquias nacionais e associou os dados ao nível de maturidade apresentado pelas operações analisadas

Franquias internacionalizadas apresentam maior maturidade digital, aponta ESPM
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Internacionalização e maturidade digital. Entre os dois objetivos, comuns a empresas em processo de expansão, pesquisadores da ESPM, em parceria com a ABF, descobriram uma conexão um tanto interessante: 67% das franquias classificadas no Estágio 4, nível mais elevado de internacionalização (Envolvimento com Alto Comprometimento), também apresentam maior Maturidade Digital.

Os números fazem parte da nova edição do “Livro Verde”, sexto volume da série “Internacionalização das Franquias Brasileiras”, iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor (MPCC) da ESPM. O livro é assinado pelos professores Thelma Rocha (coordenadora), Eduardo Spers, Vanessa Bretas, Pedro Melo, Cláudio Oliveira e Cássia Pizani.

Realizado desde 2010, o estudo registrou o aumento das 65 franquias brasileiras internacionalizadas, no ano de estreia, para 213, neste ano. Deste total, 59% estão com envolvimento experimental no Estágio 2, 27% com envolvimento ativo no estágio 3 e 13% no estágio 4 com alto comprometimento.

internacionalização

A pesquisa aponta, também, que entre as redes com Envolvimento Ativo e Envolvimento Experimental no exterior, 60% estão no estágio 4 de Maturidade Digital. Adicionalmente, o estudo revelou o grau de maturidade digital das redes pesquisadas, distribuído em quatro estágios: 1) Promover e dar suporte; 2) Criar e construir (inovação e protagonismo); 3) Comprometimento em transformar (cultura e transformar gerenciamento) e 4) Centrado no usuário e processos elaborados.

Para Thelma Rocha, coordenadora do estudo, pensar no exterior é um movimento estratégico que deve ser calculado pelas redes de franquias, especialmente, para as grandes marcas nacionais. Ela ressalta que a busca pela internacionalização envolve tanto produto, quanto tecnologia. O consumidor digital, a empresa conectada e suas diversas formas, são desafios de hoje e dos próximos anos para estas redes de franquias.

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