<p>As empresas de embalagem consideram a sustentabilidade importante, mas n&atilde;o t&ecirc;m o tema como prioridade em seu dia a dia. &Eacute; o que indica o 1&ordm; Diagn&oacute;stico de Sustentabilidade de Embalagem nas Empresas Brasileiras, apresentado durante o 3&ordm; F&oacute;rum Nacional de Gest&atilde;o Estrat&eacute;gica da Embalagem, no &uacute;ltimo dia 14. O estudo elaborado pelo N&uacute;cleo de Estudos em Embalagem da ESPM a partir de pesquisas realizadas pela GFK identificou que 91% das empresas entendem a sustentabilidade como uma quest&atilde;o muito importante e 87% delas possuem um gestor de sustentabilidade.</p> <p>No entanto, 38% destes profissionais trabalham em um departamento espec&iacute;fico, em geral ligado &agrave; &aacute;rea de RH, Marketing, Administrativo ou Meio Ambiente, e apenas 11% dedicam 100% do tempo para o assunto. Em 79% dos casos, a sustentabilidade ocupa, no m&aacute;ximo, 50% do tempo dos executivos, mas grande parte (78%) afirma tomar a&ccedil;&otilde;es concretas sobre sustentabilidade da embalagem.</p> <p>Para 41% dos profissionais da &aacute;rea, as embalagens s&atilde;o ainda o principal agente de contamina&ccedil;&atilde;o dos aterros. Em seguida aparecem mat&eacute;ria org&acirc;nica, entulho e lixo eletr&ocirc;nico. J&aacute; em rela&ccedil;&atilde;o aos materiais para a produ&ccedil;&atilde;o, o papel &eacute; preferido por 40% dos entrevistados, principalmente por ser mais f&aacute;cil de reciclar e ter decomposi&ccedil;&atilde;o r&aacute;pida, seguido do vidro e do pl&aacute;stico, ambos com 12%.</p> <p>Para os gestores, a fun&ccedil;&atilde;o do governo a respeito da sustentabilidade &eacute; principalmente implantar e operar a coleta seletiva de embalagens (36%), desenvolver mecanismos de suporte para minimizar o impacto (29%) e criar leis que protejam o planeta (24%). J&aacute; o papel das corpora&ccedil;&otilde;es &eacute; incentivar e desenvolver a&ccedil;&otilde;es de reciclagem, com 47%, al&eacute;m de trabalhar para aumentar a sustentabilidade das embalagens (33%). Na vis&atilde;o de 67% das empresas, cabe aos consumidores destinar corretamente as embalagens para reciclagem.</p> <p>A capacita&ccedil;&atilde;o dos gestores tamb&eacute;m foi abordada e 69% das empresas admitiram n&atilde;o conhecer nenhum curso sobre sustentabilidade. A maioria (81%) acredita que faltam cursos sobre o tema relacionado &agrave; embalagem e 87% gostariam de estudar mais sobre isto.</p>
Sustentabilidade ainda não é prioridade para empresas de embalagem
20 de abril de 2010