Lançado pelo Burger King em 2021, o Whopper Costela não era feito de costela, mas de paleta suína. Por isso, a Zamp, operadora do BK no Brasil, acaba de ser multada em R$200 mil por publicidade enganosa. A multa é o resultado de uma ação coletiva movida em 2022 pelo Ibedec (Instituto Brasileiro de Estudo e Defesa das Relações de Consumo).
À época, o Instituto se baseou no artigo 37 do Código de Defesa do Consumidor e argumentou que a empresa havia promovido propaganda enganosa, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, característica, qualidade, quantidade e propriedade da composição do hambúrguer.
Os argumentos do Ibedec foram acatados pelo juiz Douglas de Melo Martins, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos da Comarca da Ilha de São Luís, MA. O Magistrado classificou o nome Whopper Costela como publicidade considerada enganosa por omissão, em razão de ter escondido tal fato dos consumidores do mencionado produto.
Procurado, o Burger King comunicou que está prestando todas as informações necessárias à Justiça no caso em questão. Informamos, ainda, que essa decisão não é definitiva, cabendo recurso por parte da empresa, que será apresentado no momento oportuno.
Caso a situação não seja revertida, a indenização no valor de R$200 mil, por danos morais coletivos, será paga pela Zamp ao Fundo Estadual de Direitos Difusos.
Reações do Burger King
Em resposta à acusação inicial, o Burger King admitiu o erro e esclareceu que o Whopper Costela era, de fato, feito com outro tipo de carne – fato comunicado no lançamento do sanduíche – mas o aroma era o mesmo da costela. A empresa chegou a mudar o nome do hamburger, que passou a se chamar Whopper Paleta Suína.
Por fim, diante das críticas e dos problemas legais, a empresa decidiu tirar a opção do cardápio. Curiosamente, a decisão foi lamentada por um número significativo de clientes da rede. Para muitos, mesmo sem obedecer às características ditadas pelo próprio nome, a iguaria era uma das estrelas no cardápio do BK.
Leia também: Burger King é eleita a marca mais criativa do mundo
COMPARTILHAR ESSE POST