MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Brasileiros querem que marcas e empresas falem sobre diversidade

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

27 de jul. de 2023

CATEGORIA

Notícias

Cada vez mais conscientes sobre a importância da diversidade e da inclusão para uma sociedade mais igualitária, os brasileiros esperam ver as próprias convicções refletidas nas diretrizes das marcas que consomem. 78% dos consumidores no país concordam que a diversidade é um tema que deve fazer parte do dia-a-dia de marcas e empresas, e 60% afirmam que não consomem produtos de marcas com comportamentos preconceituosos.

Os dados foram divulgados na terceira edição do estudo Oldiversity, realizado pelo Grupo Croma. A pesquisa tem por objetivo examinar como as marcas estão se adaptando às novas demandas e realidades sociais da sociedade, refletindo os anseios do público.

A íntegra do estudo aponta que o mercado nacional ainda tem muito a melhorar. Quando questionados sobre as ações das marcas em prol da diversidade, apenas 44% dos brasileiros acreditam que elas são autênticas quando abordam a pauta, enquanto 39% concordam que as empresas presentes no Brasil reproduzem comportamentos preconceituosos.

Pontos de alerta

62% dos respondentes acreditam que as empresas brasileiras deixam o preconceito falar mais alto na hora contratar pessoas pretas. 27% afirmaram já ter sofrido algum tipo de descriminação racial e 17% foram vítimas de descriminação racial no ambiente de trabalho.

Sobre as pessoas LGBTQIA+, 57% dos entrevistados concordam que as empresas têm preconceito em contratá-las. Em contrapartida, 55% compartilham a percepção de que as marcas e empresas estão se adequando para atender as necessidades desta comunidade.

Para o Fundador do Grupo Croma, Edmar Bulla, o número é o reflexo de uma construção social heteronormativa, onde a definição de padrões permeiam os mais diferentes setores coletivos e regem estruturas excludentes no interior da sociedade.  Como melhorar?

Entre os entrevistados, 56% afirmaram não se recordar de propagandas relacionadas à diversidade. O número levanta uma problemática importante sobre a veiculação eficiente de peças comerciais relacionadas ao tema - um recurso que pode contribuir para elos que vão além da relação entre marcas e consumidores.

Nesse sentido, 68% dos brasileiros dizem que as propagandas ajudam a criar uma sociedade mais tolerante à diversidade, 64% gostariam de ver mais propagandas com elementos de diversidade e 61% responderam que as propagandas são uma boa maneira para reforçar a diversidade de gênero.

Além disso, 65% do público brasileiro demonstra querer que as marcas falem abertamente sobre diversidade em suas comunicações, e entendem que a associação ao tema não representa riscos comerciais.

Ao tratarem de forma assertiva o tema diversidade, as empresas conseguem despertar sentimentos e tendências. Nesse cenário, 67% dos entrevistados afirmam que passam a admirar as empresas que abordam a pauta, 65% passam a considerá-las nas próximas compras e outros 65% passam a acreditar mais nessas companhias.

Leia também: Diversidade ainda caminha a passos lentos nas empresas

Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme