Os brasileiros pretendem investir mais em celulares e acessórios na Black Friday, de acordo com uma pesquisa in-app realizada com consumidores da Shopee. Outras categorias que estão no radar são eletrodomésticos, eletroportáteis, áudios, eletrônicos e câmeras. Além disso, dados do levantamento da plataforma mostram que, em geral, os consumidores desejam gastar em média R$ 250,00.
A pesquisa aponta que itens de Casa, Cozinha e Decoração estão em alta entre os usuários: 39% pretendem comprar algum produto dessa categoria, um aumento de 4% em relação a 2022. Calçados e Roupas femininas vêm na sequência, com interesse de 29% dos consumidores, enquanto itens de Saúde e Beleza são atrativos para 27% dos compradores.
Para Felipe Lima, responsável por Desenvolvimento de Negócios na Shopee, esses objetos são o foco de muitos brasileiros para a data, mas ele afirma perceber que itens de casa e cozinha, bem como moda e beleza também ganharam seu espaço nos últimos anos na plataforma.
Em busca por preços acessíveis e promoções
A motivação na hora de comprar na Black Friday segue a mesma que nos anos anteriores: comprar itens que fazem parte do sonho de consumo com um preço menor, para 55% dos entrevistados. Porém, vale ressaltar que 35% dos usuários buscam adquirir produtos de necessidade do dia a dia com preços acessíveis, com um crescimento de 6% em relação a 2022.
Mas, de acordo com a pesquisa da Shopee, o que o brasileiro quer mesmo é frete grátis e grandes descontos. Segundo o levantamento, 62% dos respondentes gostariam de ter frete grátis em todos os produtos, enquanto 49% desejam aproveitar grandes ofertas, como por exemplo 70% off nos itens que procuram. Para 27% dos usuários, o interessante é ter cupons de desconto para usar em qualquer produto, e 14% gostam de promoções como “Leve 3, pague 2”.
“O preço é o fator determinante. Notamos que, apesar de o frete grátis ser a vantagem mais desejada pelo brasileiro, grandes descontos também colaboram para que o consumidor encha seu carrinho e finalize a compra.”, pontua Lima.
Hábitos de compras O levantamento também apontou os principais hábitos de compras dos brasileiros durante a Black Friday. Em relação às ferramentas utilizadas pelos consumidores para pesquisar os melhores descontos, o Google segue sendo a plataforma mais utilizada por 36% dos respondentes, enquanto 25% pesquisam por apps e sites específicos e 12% seguem a indicação de amigos ou familiares. Apenas 5% dos respondentes afirmam ter impacto de ofertas por meio de influenciadores e/ou redes sociais. Leia também: Pinterest é utilizado como vitrine de compras por 55% dos usuários
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