MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Brasileiros acreditam que o país irá melhorar em 2024

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

1 de mar. de 2024

CATEGORIA

Notícias

Uns um tanto pessimistas, outros bastante otimistas. Divididos entre os diferentes espectros de expectativa para 2024, brasileiros traçam metas e objetivos endereçados à transformação das próprias vidas ao longo do ano que acaba de começar.

Para entender como o país pretende escrever as páginas dos próximos capítulos, sobretudo em um cenário econômico de incertezas, a Qualibest lançou o relatório “Expectativa para 2024”, que reúne insights sobre os planos do brasileiro em campos como finanças, educação, carreira, entre outros.

A publicação, que ouviu internautas de todas as faixas etárias, classes e espalhados por todo o país, reúne informações como a popularidade dos cursos profissionalizantes e/ou superiores correlatos à área de Marketing. Procurada por 23% dos brasileiros em busca de qualificação, a graduação perde apenas para Administração (28%) e Saúde (23%).

As expectativas 

A Qualibest indica boas perspectivas de melhora sobre o desempenho geral do Brasil em comparação a 2023, mas ressalta que ainda há porcentagens significativas de avaliações negativas, principalmente na política: 48% dos entrevistados têm más expectativas em relação à área, enquanto 30% acreditam em melhorias pontuais ao longo do ano.

Diretamente associada à política, a economia divide os brasileiros em porções quase semelhantes de pessimismo e otimismo. Neste recorte, 38% dos entrevistados acreditam que o panorama econômico deverá melhorar em 2024. Do outro lado da moeda, 37% estão pessimistas quanto aos rumos que deverão ser tomados pelo setor. Os 25% restantes se mostraram neutros quanto a possíveis melhorias ou decadências.

Finalmente, 44% dos internautas se mostraram otimistas sobre possíveis melhorias na área de empregos. 30% acreditam que o setor colecionará números negativos ao longo do ano e 26% se mostram neutros em relação a mudanças em ambas as direções.

Os planos 

Para 39% dos entrevistados, começar a empreender é a principal meta para 2024. Em seguida, aparecem objetivos como “mudar para um emprego melhor” (28%), “fazer concurso público” (26%), “conseguir um emprego” (24%) e receber aumento (22%). Segundo a Qualibest, a vontade de empreender é maior entre os membros das classes mais baixas, que almejam independência financeira e veem no empreendedorismo essa oportunidade.

Avaliando os interesses e planos dos brasileiros quanto à vida financeira, a pesquisa descobriu que 69% dos entrevistados planejam guardar dinheiro em 2024. 44% planejam começar a investir a verba economizada, enquanto outros 42% disseram que vão dar sequência a investimentos já iniciados. Comprar um imóvel aparece como um objetivo em comum para 30% da amostra.

Os entrevistados também demonstraram o interesse em expandir os próprios horizontes, tanto os externos, quanto os internos. 69% dos entrevistados planejam viajar para destinos nacionais ao longo do ano e outros 45% querem visitar outros países. Talvez por isso, 37% dos entrevistados tenham expressado o desejo de aprender novas línguas em cursos de idiomas - uma forma de aprendizado superada apenas pela conclusão de cursos profissionalizantes, um objetivo comum a 42% dos respondentes.

Leia também: 37% dos brasileiros classificam o Brasil como um país barato para se viver

Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme