MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Brasil produz 3,8 milhões de pizzas por dia, segundo levantamento da Apubra

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 7 min

DATA

10 de jul. de 2023

CATEGORIA

Notícias

Com origem na Itália, a pizza chegou ao Brasil no início do século XX, pelas mãos dos imigrantes italianos como uma opção de alimento rápido e barato, e logo conquistou o paladar dos brasileiros, tornando-se um dos pratos mais populares do país. Dados inéditos da Apubra - Associação Pizzarias Unidas do Brasil, mostram que são produzidas 3,8 milhões de pizzas diariamente em todo o Brasil, com uma média de produção de 2.630 unidades por minuto. Ainda segundo a associação, apenas o estado de São Paulo é responsável pela produção de 870 mil pizzas por dia.

Um dos destaques é o ranking dos sabores mais pedidos feito pela Apubra: a pizza de calabresa está em primeiro lugar, representada por 38,2% dos pedidos de pizzarias que participaram do levantamento. Já o segundo sabor mais consumido é o de muçarela, que concentra 16,2% dos pedidos, seguido pela pizza de margherita, em terceiro lugar com 13,2%, portuguesa em quarto lugar, com 10,3%, e frango em quinto lugar, com 4,9%.

Cresce a procura por opções veganas e vegetarianas 

O estudo também aponta que as pizzarias estão mais preocupadas em atender a demanda de consumidores adeptos a dietas mais restritivas, com a oferta de opções veganas e vegetarianas, que já compõem o cardápio de 55% dos estabelecimentos pesquisados. “As pizzarias estão cada vez mais inclusivas, concentradas em oferecer as melhores opções de sabores para todos os tipos de paladar. Atualmente, 64,7% das unidades mapeadas possuem opções com zero lactose, massa integral, sem glúten ou variações veganas e vegetarianas. Isso mostra a diversidade da produção de pizzas no Brasil”, comenta Gustavo Cardamoni, presidente da Apubra.

Os estabelecimentos possuem uma alta demanda de pizzas vegetarianas, servidas em  71,2% das unidades. Já as pizzas veganas estão inclusas no cardápio de 47% das pizzarias, seguidas da pizza de massa integral (32,6%), zero glúten (27,3%) e zero lactose (18,9%). Outro ponto ressaltado na pesquisa é que o aumento na procura por esse tipo de pizza também foi constatado por 72,7% das unidades.

Pizza paulistana é a mais produzida nos estabelecimentos

Dados do estudo mostram que o estilo de pizza paulistana, que tem como característica a massa mais robusta, farta de cobertura, é a mais produzida nas pizzarias, em 63% dos estabelecimentos. Destas, observa-se ainda que um outro estilo está ganhando espaço, que são as pizzas paulistanas preparadas com massa de longa fermentação, presentes em 37% das unidades entrevistadas.

Já o estilo de pizza napolitana está presente em 13% dos estabelecimentos, a clássica italiana em 5%, seguido da romana (1%). 18% das pizzarias trabalham com outros estilos ou não souberam classificar. O estudo também destaca que 7% das pizzarias trabalham com estilos mistos, ofertando desde as tradicionais paulistanas às clássicas italianas. Cardamoni reforça a importância de alinhar conceitos tradicionais com o estilo formado no país.

“As influências italianas sempre foram e serão importantes para o segmento, pois além da história ajudam o empresário do setor a evoluir constantemente. Acreditamos que o brasileiro encontrou o seu estilo de pizza e essa identificação é importante. No entanto, agora o que vemos é a união das melhores técnicas de produção em busca pela constante evolução do produto, sem perder a criatividade e diversidade de sabores que são tão característicos da culinária nacional. A massa de longa fermentação sendo adotada pela pizza paulistana é um exemplo desse movimento”, afirma.

Pizza Hut - ofertas 50% off e promoção ‘compre 1 leve 2’

A Pizza Hut celebra 10 de julho, o Dia Mundial da Pizza, com ativações exclusivas. As novidades incidem em pizzas grandes por metade do valor original, via canais digitais e em restaurantes de todo o país, além de opções 2 em 1 em unidades selecionadas. Consumidores de todos os estados podem aproveitar o desconto especial, 50% off, nas mais de 260 lojas da rede, entre os dias 10 e 13 de julho, nas compras feitas por meio dos canais digitais próprios da marca - site e aplicativo oficial da Pizza Hut.

Esta promoção está disponível* em massa Pan, para os sabores Calabresa, Calabresa com Requeijão, Napolitana, Queijo Hut, Brasileira, Corn&Bacon e Vegetariana. Já para as aquisições feitas pelas plataformas parceiras de delivery, iFood e Rappi, a oferta é válida para a opção Queijo Hut e apenas no dia 10 de julho.

Durante todo o mês de julho a marca também proporciona a famosa promoção 2 em 1, exclusivamente para os pedidos feitos em seu aplicativo. Ao comprar uma pizza grande, o cliente pode escolher mais uma opção sem custo adicional. Esta oferta abrange todos os sabores do menu, em opções de pizzas grandes de um ou dois sabores, e é válida para compras em unidades específicas - consulte aqui as lojas participantes.

Parmê - novos sabores em rodízio

A Parmê celebra a data com novidades e promoções em todas as suas operações. As pizzas de linguiça artesanal, camarão com alho poró, caprese e calabresa com abobrinha são os lançamentos no rodízio e delivery. Nos pedidos através dos canais digitais e telefones mais uma novidade: o consumidor pode escolher a massa speciale, artesanal e de longa fermentação.

Na segunda-feira, o rodízio de pizza mais refil de bebida sairá por apenas R$ 47,90. A promoção é válida para todos os restaurantes. Já nas lanchonetes de rua, de shopping, lojas express e delivery, nos dias 09 e 10 de julho (domingo e segunda), o cliente pode escolher uma pizza família de qualquer sabor por apenas R$ 47,90.

Domino’s divide a conta com o cliente

Em comemoração ao Mês da Pizza, a Domino’s vai dividir o valor do seu pedido: entre os dias 3 e 10 de julho, pizzas grandes ou médias de todos os sabores do cardápio sairão pela metade do preço. A promoção de 50% off é válida para pedidos realizados nos canais próprios da marca - site, app, Whatsapp, telefone e balcão.

”Essa é mais uma vantagem exclusiva para aqueles que compram em nossos canais próprios. Serão sete dias de pizza pela metade do preço, um esquenta para outras novidades que vêm por aí“, afirma Eduardo Ribeiro, Diretor Comercial da Domino’s Pizza.

Catupiry lança concurso com algumas das principais pizzarias de SP e RJ

Para reforçar ainda mais a importância dessa data para a empresa, a Catupiry® lança no dia da pizza um concurso entre algumas das melhores pizzarias de São Paulo e Rio de Janeiro. A dinâmica é simples: cada pizzaria desenvolveu um sabor exclusivo de pizza que tenha o Catupiry Original como estrela. O consumidor que pedir esses sabores, tanto no presencial quanto no delivery, poderá votar no final de sua experiência em qual sabor foi seu preferido.

“A ideia do concurso surgiu para que celebremos esse dia tão importante, e nada melhor do que fazer isso com parceiros que tem tradição de anos na produção desse produto que é paixão mundial”, explica Andrea.

A ação começa hoje, dia 10 de julho, e termina dia 30 de julho, assim os consumidores podem provar mais de um sabor antes de decidirem qual é seu favorito. As pizzarias participantes de São Paulo são: Graça di Napolli Pizzaria, Cristal Pizza e Speranza. Já no Rio de Janeiro são: Oliver’s Pizza Artesanal, Forneria Original e Di Blasi.

Dídio Pizza cria oferta para semana toda

A rede paulistana Dídio Pizza preparou uma ação promocional para que os clientes tenham a oportunidade de degustar um saboroso pedaço de pizza com um preço ainda mais especial. Durante a semana de 10 a 16 de julho, a pizza sabor Calabresa Gourmet terá valor promocional de R$ 39,90* (valor válido para pizza média e pedidos feitos pelo no app).

“Os clientes terão um motivo a mais para saborear uma das opções mais vendidas em nossas operações, a tradicional calabresa, em casas que estão localizadas em São Paulo, Alphaville, Campinas, Valinhos e região ABCD”, comenta Elídio Biazini, fundador e diretor da rede.

A promoção é válida para todos os pedidos feitos pelo delivery no aplicativo próprio,  e iFood (consulte condições).

Clube Mundo do Marketing

Leia também: Pizzaria Paulino: quando o boca a boca e o básico do Marketing dão certo

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme