Comercial, Marketing e finanças. Três áreas distintas, que para a Bem Brasil, compõem o tripé de sucesso da empresa A sinergia entre os departamentos têm trazido bons resultados: os produtos da Bem Brasil impactam 12 milhões de consumidores diariamente e, em 2022, a empresa foi listada como a 10ª colocada entre as empresas do setor de alimentos e bebidas no Ranking Valor 1000.
Naturalmente, a união entre três áreas dotadas das próprias especificidades é uma tarefa que envolve a gerência dos possíveis conflitos e discordâncias entre elas. Para garantir que os departamentos estejam alinhados, a empresa promove reuniões quinzenais para que cada um deles participe da tomada de decisões sobre os rumos tomados pela Bem Brasil.
Nem sempre as discussões terminam em um parecer unânime - e é aí que a sintonia entre os departamentos começa a fazer a diferença. “Nem sempre concordamos, mas a partir do momento em que está combinando, está combinando. A partir do momento em que uma estratégia está decidida, todos os setores caminham para o mesmo lado. Isso faz uma diferença enorme”, conta Flávia Naves, Head de Marketing, Experiência do Cliente e Trade Marketing da Bem Brasil, ao Clube Mundo do Marketing.
Segundo a Head de Marketing, a sintonia entre os departamentos que compõem o tripé operacional da companhia também permite que a Bem Brasil visualize e discuta os diferentes KPIs que apontam o desempenho geral da empresa. “Temos metas muito estritas, e a empresa é muito voltada para os KPIs. Temos uma gestão focada em resultados, e temos uma área de gestão estratégica que nos apoia para fazer isso. Por isso, os resultados precisam estar em cima da mesa”, pontua.
Embora os KPIs ofereçam um panorama geral sobre a saúde operacional da Bem Brasil, cada parte do trio possui KPIs próprios, que são avaliados individualmente. “Nós temos, no Marketing, aproximadamente 100 KPIs operacionais. Depois, nós temos os táticos, aproximadamente 30, e os realmente estratégicos, por volta de 12. Isso significa que tudo é medido. Medimos a evolução dos índices de satisfação, de preferência, do recall espontâneo, do recall estimulado, do share, então, todo o trabalho que a gente faz é medido por meio dos números”, finaliza a Head de Marketing.
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