MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Autenticidade é o principal desafio do Marketing de Influência, aponta pesquisa

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

7 de jun. de 2024

CATEGORIA

Notícias

86% dos publicitários entrevistados em uma pesquisa conduzida pela Cely se dizem satisfeitos com o trabalho realizado com influenciadores em campanhas de Marketing de Influência, mas 21% admitem que a tarefa de assegurar a autenticidade do conteúdo representa o maior desafio nesta modalidade.

Curiosamente, a autenticidade da campanha é uma preocupação para apenas 4% dos entrevistados. Metade dos publicitários têm como principal critério de escolha a afinidade de um influencer com o público-alvo. Este parâmetro está à frente de outros filtros importantes, como a qualidade do conteúdo (21%) e a taxa de engajamento (13%).

Na avaliação da Cely, o conflito entre as duas informações – e o citado desafio mencionado pelos entrevistados –  pode ser colocado na conta das próprias operações. A empresa pondera que o problema parece estar relacionado ao desejo das marcas de controlar o processo criativo, oferecendo pouco ou nenhum espaço para a verdadeira co-criação, gerando um déficit de personalidade nas campanhas.

Neste cenário, cabe ressaltar que quando os influenciadores têm a liberdade de contribuir com suas ideias e criatividade, trazendo perspectivas únicas às campanhas, o conteúdo tende a ser mais genuíno e ressonante com a audiência, ganhando mais credibilidade e engajamento impulsionados pela autenticidade passada ao público.

Outros dados da pesquisa 

54% das agências que lidam com o Marketing de influência afirmam esperar uma colaboração mais equitativa entre marcas e influenciadores, refletindo a tendência de parcerias mais profundas e estratégicas.

Já em termos de segmentação e engajamento, 28% dos entrevistados atestam a eficiência da modalidade na segmentação do público-alvo, enquanto 29% consideram a conexão da mensagem como vantagens principais do Marketing de influência.

Quanto às plataformas e formatos de conteúdo, 82% ainda utilizam o Instagram como principal rede social, com os reels sendo considerados eficazes por 24% dos profissionais, empatando com vídeos curtos (24%) e seguidos por vídeos de permanência diária, como Stories, com 19%.

Sobre as mudanças no mercado, 24% dos profissionais consideram incluir micro-influenciadores em suas estratégias, 18% planejam parcerias a longo prazo com influenciadores, e outros 18% apostam na diversificação dos modelos de contratação de influenciadores. Leia também: 26 termos essenciais para o Marketing de Influência

Spark - Clube Mundo do Marketing

 

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme