Atualmente, o cenário corporativo tem percebido que uma das formas mais eficientes de aumentar o engajamento dos colaboradores é o marketing de incentivo. Isso acontece porque essas campanhas valorizam os membros do time por meio de reconhecimento e premiações, que, segundo uma pesquisa do IMA (Incentive Marketing Association ou, em português, “Associação de Marketing de Incentivo”), maior entidade do setor do mundo, é o principal fator que leva os funcionários a participarem das ações. De acordo com Maurício Fernandes, Diretor de Operações da 270B no Brasil,agência de experiências digitais, quando os integrantes da equipe se sentem reconhecidos, cria-se um vínculo emocional com a empresa. “Essa conexão dissemina uma imagem positiva da companhia tanto internamente, como para o mercado. Em paralelo, é um meio para deixar claro quais são as metas da organização e os seus próximos passos”, contou em exclusiva ao Mundo do Marketing. A partir do sentimento de pertencimento e da transparência, essa categoria de Marketing garante uma maior autoconfiança e satisfação dos colaboradores, além de melhorar o clima organizacional. “A produtividade cresce organicamente, o que, por sua vez, se reflete em diversos outros benefícios, como a diminuição da taxa de turnover, redução de custos operacionais e padrões de excelência mais elevados”, explica o executivo. Viagens de incentivo Esse efeito é observado, principalmente, nas viagens de incentivo, que são as mais desejadas pelos colaboradores. Nelas, os funcionários são premiados com experiências completas e marcantes por meio de metas alcançadas ou por bom desempenho. Dessa forma, a pessoa associa um capítulo único da sua vida à marca, estreitando ainda mais os seus laços com a mesma. Para Silvana Torres, presidente e fundadora da Mark Up, uma das principais referências em live marketing no Brasil, esse tipo de reconhecimento se tornou um dos mais almejados das companhias após a pandemia. “As pessoas sentiram falta de viverem momentos especiais e inesquecíveis, por isso entregas personalizadas como uma viagem redobram o encantamento e proporcionam um vínculo maior e mais intenso do colaborador com a organização. Por meio de pesquisas internas sabemos que essa é uma tendência que só deve crescer nos próximos anos. Tanto experiências curtas e intensas quanto as longas e tranquilas vencedoras”, afirma. Tecnologia como aliada Alguns atributos fundamentais para campanhas de incentivo eficazes são a clareza dos seus objetivos, conhecimento profundo do time e assertividade nas mensagens principais. Para que as ações possuam todas essas características, é imprescindível que a marca faça uma gestão de dados, a fim de compreender melhor os gostos dos colaboradores e transformar essas informações em ideias inovadoras. “Com tecnologias data driven, temos a possibilidade de elaborar um perfil completo para cada colaborador de uma forma rápida e precisa, sem falar na conexão criada com eles por meio de canais de comunicação assertivos e segmentados”, ressalta Torres. “É claro que estamos falando de uma quantidade gigantesca de conteúdos, mas, felizmente, hoje temos ferramentas para organizá-los e interpretá-los, extraindo todos os aspectos relevantes para aprimorar estratégias que incentivem os participantes das campanhas”, finaliza. Leia também: Marketing de incentivo: entenda os cuidados para a estratégia não ser um tiro no pé
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