O mais recente lançamento da Disney, "Mufasa: O Rei Leão" estreou nos cinemas brasileiros em 19 de dezembro de 2024 e foi bem recebido pelo público. O longa dirigido por Barry Jenkins superou a marca de quatro milhões de espectadores no país e já arrecadou mais de R$ 80 milhões desde a chegada às telonas – a maior renda entre os filmes lançados no final do ano passado.
Embora o encanto e a nostalgia que envolvem o universo de O Rei Leão sejam fortes o suficiente para vender a história, boa parte do recente sucesso se deve à robusta campanha de divulgação empreendida pela Disney no Brasil. A amplitude das indústrias exploradas pela empresa garantiram a ampla distribuição de peças publicitárias relacionadas ao lançamento.
Em parceria com o Fortaleza Esporte Clube, a Disney realizou uma campanha especial na última rodada do Brasileirão 2024, no dia 8 de dezembro. Durante a partida entre Fortaleza e Internacional, no estádio Castelão, em Fortaleza, os jogadores do time cearense, cujo mascote é um leão, entraram em campo com camisas temáticas promovendo o novo live-action da Walt Disney Studios.
As crianças que acompanharam os atletas também participaram da ação, utilizando uniformes personalizados e segurando pelúcias inspiradas na obra, assim como os mascotes do clube. A torcida ergueu dois bandeirões de “Mufasa: O Rei Leão”, complementando as placas de publicidade espalhadas pela arena. Um spot exclusivo do filme foi exibido nos telões durante o jogo.
Première mundial e participação de Iza
A première mundial do longa aconteceu em Los Angeles, no dia 9 de dezembro, e marcou a contagem regressiva para a estreia nacional, agendada para o dia 19 de dezembro. O evento contou com a presença de Beyoncé e sua filha Blue Ivy, que dublam as personagens Nala e Kiara na versão original.
A cantora Iza, que dá voz à Nala na dublagem brasileira, compareceu à cerimônia. A artista teve a oportunidade de posar ao lado do diretor Barry Jenkins e das atrizes Loren Lott e Anjelika Washington.
A Disney anunciou, em um vídeo compartilhado nas redes sociais, o retorno de Iza ao universo de O Rei Leão. O vídeo mostrou a cantora, grávida de oito meses, conversando com sua filha ainda na barriga enquanto uma pintura inspirada no filme era feita em sua pele, simbolizando o amor e o legado familiar.
Divulgação nacional e produtos licenciados
Durante o primeiro dia da D23 Brasil, Berry Jenkins subiu ao palco da Arena D23 para cumprimentar os fãs empolgados e dar detalhes sobre a história que explora a ascensão improvável do querido rei das Terras do Reino. Os fãs presentes foram os primeiros a assistir ao novo trailer do filme.
A première nacional do filme aconteceu no dia 15 de dezembro, em Sâo Paulo. O evento reuniu mais de 100 jornalistas e influenciadores convidados pela Disney, que tiveram a chance de assistir ao filme antes de sua estreia oficial. Na ocasião, um showroom com produtos licenciados foi montado para apresentar as novidades inspiradas no live-action, incluindo itens exclusivos de marcas como Riachuelo, Funko, Fun e Rommanel.
Para celebrar o lançamento, a Disney convidou a marca baiana Dendezeiro para criar uma coleção exclusiva de oito looks inspirados em Mufasa: O Rei Leão. A linha combina a estética africana do universo do filme com elementos da cultura nordestina. As peças, desenvolvidas como obras de arte únicas e não comercializáveis, exploram texturas naturais, tons terrosos e cores vibrantes como amarelo e verde, refletindo o imaginário da obra de forma autêntica.
Além da coleção especial da Dendezeiro, a Disney expandiu o universo de O Rei Leão com um robusto portfólio de itens licenciados. Esses produtos, disponíveis em lojas físicas e digitais como Amazon e Mercado Livre, incluem roupas, acessórios e brinquedos.
Leia também: Disney amplia ofertas no setor de experiências temáticas
COMPARTILHAR ESSE POST