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Um Natal omnichannel

Consumidores sofisticam sua busca por promoções e criam desafio para a Indústria e o Varejo: como se relacionar com os clientes em múltiplos canais de comunicação?

Por | 20/12/2017

pauta@mundodomarketing.com.br

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Poucos momentos são tão significativos para o Varejo quanto o Natal. Por isso, o comportamento dos clientes nesta época do ano mostra muito sobre as transformações que vêm ocorrendo no mercado. Um estudo realizado neste fim de ano pela dunnhumby com mais de mil consumidores no Brasil, ao mesmo tempo em que indica que deveremos ter o melhor Natal desde 2013, aponta um cenário mais competitivo para o Varejo e a Indústria.

Segundo o levantamento, 31% dos brasileiros terão neste ano uma Ceia de Natal mais farta que a do ano passado, o melhor índice desde 2013, e apenas 15% farão uma ceia mais frugal (novamente, o melhor índice dos últimos cinco anos). Itens como panetone, sobremesas geladas/sorvetes, bebidas alcoólicas e carnes não deverão faltar na comemoração natalina, com destaque para o peru, que deverá estar presente em 80% das casas (eram 53% em 2016). Ainda assim, somente em cervejas e panetone existe uma preferência clara por determinadas marcas: no restante das categorias, mais da metade dos entrevistados afirma escolher a mais barata ou em promoção, a partir de um grupo de marcas preferidas.

 A crise econômica dos últimos anos, porém, faz com que os consumidores estejam cautelosos: a pesquisa de preços virou uma tradição natalina tão forte quanto reunir a família ou trocar presentes. E, nesse processo de pesquisar, o comportamento do público é fortemente omnichannel: 78% pesquisarão em várias lojas físicas antes de comprar, 45% procurarão informações em jornais e panfletos, 39% irão à internet buscar preços, 26% usarão TV ou rádio como meio de consulta e 27% irão pedir referências para conhecidos.

Esses números mostram, de forma clara, que a pesquisa de preços é um processo multiplataforma, em que os consumidores alternam entre meios digitais e físicos em busca de informações relevantes que contribuam para sua tomada de decisão. Dessa forma, o Varejo e a Indústria enfrentam o desafio de se fazer perceber pelos clientes em múltiplos pontos de contato, com ofertas relevantes para cada público. A jornada de compra é cada vez mais complexa e, com frequência, vai do online para o offline, e dali de volta ao online, várias e várias vezes, até o consumo efetivo.

É importante entender o comportamento do cliente nessa ponte entre canais, e tornou-se essencial acompanhá-lo ao longo dessa jornada, interagindo com ele, compreendendo suas demandas, desejos e necessidades para entregar a mensagem correta em cada momento. Com o uso de tecnologia, a dunnhumby tem permitido que varejistas e indústrias entendam o comportamento omnichannel dos clientes para compor um mix de comunicação que seja relevante e impactante. O cruzamento de informações coletadas on e offline gera mais riqueza na construção das mensagens publicitárias e permite que os executivos de mídia das empresas tenham um entendimento mais completo de quem são seus clientes, o que aumenta a eficácia das ações e gera resultados mais relevantes.

Por: Fatima Leal

Gerente de Mídia da dunnhumby






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