Pelo segundo ano consecutivo, a Apple ocupa a primeira posição no ranking das marcas mais valiosas do mundo, divulgado no Relatório Most Valuable Global Brands 2023, da Kantar BrandZ, que avalia o valor das 100 principais marcas do mundo.
Com uma valoração de marca de 880.455 bilhões de dólares, o fruto de Steve Jobs provou ser resiliente diante das condições de mercado desafiadoras, justificando os preços premium com percepções positivas e provando que marcas significativas, diferentes e destacadas são as que estão mais bem posicionadas para resistir à turbulência econômica global.
Completam o Top 3 Google e Microsoft. No mesmo barco da trinca campeã, as marcas de tecnologia foram, mais uma vez, as mais representadas no Top 100, sendo que algumas delas, como a Sony (99ª), retornaram à lista neste ano.
Receitas para o sucesso
O relatório da Kantar aponta que as marcas que melhoraram sua capacidade de justificar um preço mais alto do que o dos concorrentes, com base na força de seu capital com os consumidores, cresceram a uma taxa duas vezes maior, acrescentando 67% ao valor de sua marca nos últimos quatro anos.
A Pepsi seguiu essa receita. Representada por publicidade excepcional, a marca aumentou seu posicionamento de preço premium nos Estados Unidos e aumentou o próprio valor de marca em 17% em relação a 2022, atingindo um valor total de 18,8 bilhões de dólares. O feito trouxe a Pepsi de volta ao ranking global, na 91ª posição.
Impulsionando a categoria de Fast Food, o Burger King, reduziu o tempo no drive-thru com a simplificação do cardápio e painéis digitais e investiu mais intensamente na comunicação da marca. Por seus esforços, a marca foi recompensada com um valor de 7,7 bilhões de dólares em 2023, um aumento de 8% em relação ao ano passado.
Finalmente, as marcas de luxo mantiveram seu apelo mesmo com aumentos constantes e incrementais de preços. A Louis Vuitton ocupa uma nobre posição no Top 10 global, subindo duas posições para a 8ª posição, com um valor de marca de 124,8 bilhões de dólares.
A boa performance geral da categoria destaca o trabalho que as marcas de luxo estão fazendo para alavancar seus ativos diferenciados a fim de gerar maior demanda e poder de precificação, apesar dos desafios econômicos.
Para Martin Guerrieria, diretor da Kantar BrandZ, os resultados deste ano mostram claramente que, mesmo no atual ambiente macroeconômico, ainda é possível encontrar crescimento em qualquer categoria e território com a estratégia certa, focada em estabelecer e manter vínculos fortes com os consumidores.
Top 10 das marcas globais mais valiosas da Kantar BrandZ em 2023 1 - Apple (US$ 880.445 bilhões) 2 - Google (US$ 577 bilhões) 3 - Microsoft (US$ 501.856 bilhões) 4 - Amazon (US$ 468.737 bilhões) 5 - McDonald's (US$ 191.109 bilhões) 6 - Visa (US$ 169.092 bilhões) 7 - Tencent (US$ 141.020 bilhões) 8 - Louis Vuitton (US$ 124.822 bilhões) 9 - Mastercard (US$ 110.631 bilhões) 10 - Coca-Cola (US$ 106.109 bilhões) Valor de marca Afinal, você conhece o valor da sua marca? Em bate-papo com o Clube Mundo do Marketing, Eduardo Chaves, Diretor Geral da Brand Finance no Brasil, destacou pontos importantes para a avaliação e a geração de força de marca, e ofereceu insights detalhados sobre os pontos principais de cada força de valor. Venha para o Clube e faça parte da conversa!
COMPARTILHAR ESSE POST