MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Apple é a marca mais valiosa do mundo pelo 11º ano consecutivo, aponta Interbrand

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

22 de nov. de 2023

CATEGORIA

Notícias

A Apple confirmou, pelo décimo primeiro ano consecutivo, sua posição no topo do Ranking Best Global Brands, divulgado anualmente pela Interbrand. Neste ano, o valor da marca comandada por Tim Cook cresceu 4% e chegou a casa dos US$ 502 milhões.

A cifra representa um aumento estimado em 412% no valor da marca desde 2013, ano em que a Apple atingiu a casa dos US$ 98 milhões em brand value e assumiu o posto de marca mais valiosa do mundo.

Para posicionar as marcas no Ranking, a Interbrand considera três parâmetros: o desempenho financeiro dos produtos ou serviços das marcas, a influência das marcas nas decisões de compra dos consumidores e a força competitiva das marcas, o que passa pela capacidade de fidelizar clientes e garantir demandas sustentáveis e lucros futuros.

O Top 5 

Entre as empresas que compõem o Top 5, a Microsoft, segunda colocada, apresentou o maior ganho de valor (14%) em relação ao ano passado. O valor da marca alcançou a casa de US$ 316 milhões. Em 2022, o valor calculado pela Interbrand foi de US$ 278 milhões e, ao longo dos últimos dez anos, o brand value da Microsoft cresceu 435%.

Já o brand value da terceira colocada, Amazon, teve crescimento mínimo (1%) entre 2022 e 2023. O valor da marca chegou a casa de US$ 276 milhões. O baixo nível de avanço põe fim a uma curva de sucessivos e expressivos aumentos registrados pela Amazon desde 2018.  Naquele ano, o brand value da marca foi estimado em US$ 100,7 milhões.

Embora não tenha sido tão significativo quanto o que foi registrado em anos anteriores, o aumento (3%) do valor de marca do Google, estimado US$ 260,2 milhões em 2023, confirmou a continuação do crescimento em brand value da marca retomado em 2020, ano em que os cálculos do valor da marca apresentaram queda de US$ 2 milhões em comparação a 2019.

Fechando o Top 5, a Samsung, a exemplo da Apple, cresceu 4% em comparação ao ano passado e chegou à casa de US$ 91,4 milhões em brand value. A empresa sul-coreana é a responsável por uma das maiores curvas de ascensão histórica desde 2020, ano em que o valor da marca foi estimado em US$ 62,2 milhões - um crescimento de 46,7% nos últimos três anos.

Outros destaques 

Em um ano de crescimentos modestos, o Airbnb (46ª no ranking) se destacou como a marca que mais cresceu em 2023, tendo aumentado o seu valor, US$ 16,3 milhões, em 21,8% em comparação ao ano passado.

O aumento significativo no valor da marca da empresa se deve em parte ao forte investimento na marca e perspectivas financeiras sólidas. A receita do Airbnb aumentou 40% em 2022 em comparação a 2021 e estimativas apontam um crescimento de 13% em 2023 na comparação com 2022.

Já o valor das marcas automotivas aumentou 9% em 2023, com a BMW (10º colocada no Ranking) entrando no top 10 pela primeira vez. Porsche (47º), Hyundai (32º) e Ferrari (70º) alcançaram taxas de crescimento de dois dígitos e representam três das cinco marcas que mais cresceram.

Leia também: Você conhece o valor da sua marca?

Brand Finance - Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme