Marca mais valiosa do mundo pelo terceiro ano consecutivo, a Apple cresceu 15% em valor de marca e chegou a casa de US$1,01 trilhão, de acordo com o relatório Most Valuable Global Brands 2024, da Kantar BrandZ. O crescimento concede à empresa fundada por Steve Jobs o título de primeira empresa a atravessar o portal do trilhão nesta avaliação.
Segundo Martin Guerrieria, diretor da Kantar BrandZ, a marca atesta a resiliência da Apple diante das condições desafiadoras de mercado. Na opinião do executivo, a empresa conseguiu justificar a prática de preços premium e provar que marcas significativas, diferentes e salientes estão em melhor posição para enfrentar a perturbação econômica global.
Curiosamente, a Apple registrou o menor crescimento entre as cinco primeiras colocadas no ranking da Kantar. São elas: Google (US$753,4 bilhões – +30%), Microsoft (US$712,8 bilhões – +42%), Amazon (US$576,6 bilhões – +23%) e McDonald’s (US$221,9 bilhões – +16%). Entre as dez marcas mais valiosas, o maior salto foi o da NVIDIA, que registrou um aumento de 178% no brand value e alcançou US$201,8 bilhões.
Outros destaques
Apesar de não aparecerem no ranking geral, duas marcas brasileiras apareceram no Top 20 de bebidas alcoólicas: Brahma (US$ 6,5 bilhões - 11º lugar) e Skol (US$ 6,07 bilhões - 14º). As cervejas foram responsáveis pelo crescimento de 5% da categoria.
Após um ano de ausência, o Facebook voltou ao Top 10. O valor da marca de Mark Zuckerberg chegou a US$166,7 bilhões, reflexo de um crescimento estimado em 79%. Já a empresa de tecnologia Oracle estreou no Top 10 com US$145,4 bilhões e um crescimento anual de 58%.
Décima colocada no ranking geral, a Tencent foi a única empresa a registrar um decréscimo no valor de marca: -4%, um regresso que levou o valor da marca de volta à casa dos US$135,2 bilhões.
No setor de mídia e entretenimento, a Netflix registrou um aumento de 51% no valor da marca e pulou do 6º para o 4º lugar no ranking da categoria para o 4º. A Kantar atribui o crescimento a uma expansão sem precedentes de assinantes, bem como a repressão ao compartilhamento de senhas.
Milton Souza, CEO da Kantar Insights Brasil, avalia que as marcas que investiram em IA obtiveram ganhos notáveis ao colherem os benefícios de uma melhor experiência do cliente, mas reforça que o Marketing eficaz assume muitas formas, seja através de excelente conteúdo, seja por meio de inovações ou preços inteligentes.
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