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Apelo emocional: o destaque desse ano nas ações para o Dia das Mães

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Tempo de Leitura 7 min

DATA

10 de mai. de 2024

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Notícias

O sucesso de uma campanha de Marketing nesta época de Dia das Mães não se mede apenas pelo aumento das vendas ou pelo tráfego gerado nos websites. A verdadeira medida está no impacto emocional que elas conseguem gerar. Aquelas que tocam o coração do público tendem a ser recebidas com maior entusiasmo, potencializando não só as vendas, mas também fortalecendo a conexão emocional entre consumidor e marca.

Diante disso, está claro que o Dia das Mães é uma janela de oportunidades para as marcas, não importando o segmento de mercado. Um recente estudo da Macfor lança luz sobre o comportamento e as preferências dos consumidores em relação ao Dia das Mães nos últimos anos. As empresas fora do nicho de presentes usuais, por exemplo, descobriram no Dia das Mães uma ocasião propícia para ampliar o seu reconhecimento.

O levantamento também aponta que campanhas que apelam ao emocional tendem a ser especialmente bem-recebidas, fortalecendo não apenas as vendas mas também a conexão emocional dos consumidores com a marca, como é o caso de uma empresa do setor de cosméticos que optou por uma campanha que discute as dores entre mãe e filho.

Por outro lado, enquanto a maioria adota uma abordagem emocional, algumas optaram por discutir temas sociais, o que gerou repercussões variadas nas redes sociais. No setor de vestuário, a opção por adotar uma temática mais afetiva repercutiu de forma positiva para a marca, que vem trabalhando sua imagem frente às demandas das novas gerações através de iniciativas socioambientais, reforçando seu compromisso com práticas ESG.

O estímulo dessas emoções e diálogos, portanto, é uma resposta direta dessas marcas aos novos comportamentos do consumidor. Enquanto houve bastante divergência na recepção das campanhas, foi possível identificar como estas empresas vêm se posicionando em relação ao ESG e como isso repercutiu em uma das campanhas.

“As marcas que souberem navegar entre o apelo emocional e a responsabilidade social possivelmente colherão os melhores frutos nesta data tão especial”, afirma Fabrício Macias, CEO da Macfor.

Confira algumas campanhas deste ano para o Dia das Mães:

Renner

A Renner lançou uma campanha de Dia das Mães que incentiva a maternidade possível, com menos autocobrança. A partir do mote #MãeContaComigo, a marca convida as pessoas a formarem uma rede de apoio mais ativa, reconhecendo os desafios da maternidade, acolhendo e demonstrando toda a admiração pelas mães. Além do vínculo emocional, as comunicações reforçam a Renner como um destino de compra de presentes para todos os estilos.

Para estimular reflexões e conversas sobre a rotina materna que, muitas vezes, sobrecarrega as mulheres, a campanha da Renner traz como destaques filme para TV, conteúdo em redes sociais e influenciadores.

Ninho

Em comemoração ao Dia das Mães, a Ninho traz para suas plataformas de mídia uma ação que transmite ao público a relevância das diferentes manifestações de amor e o poder do vínculo construído com o amor de mãe e filho ou filha. A criação veio por parte do Content Studio Ogilvy Brasil para Ninho que usou como inspiração o poder que a interação entre mãe e filho tem de fortalecer o hipocampo, região cerebral associada ao aprendizado, à memória e ao controle emocional.

O filme "O Amor está nos Gestos" narra a história dessas diferentes formas de amor e seu impacto na interação entre mãe e filho. O roteiro explora o lado emocional e as variadas expressões de afeto intensificadas durante o Dia das Mães. Dois personagens principais ilustram essas ações, encerrando com a pergunta: qual gesto transmite "eu te amo" sem proferir uma única palavra?”.


Megamatte

A Megamatte lançou uma campanha em homenagem aos encantos e desafios da maternidade. A ação narra a história de três mães que encontram amor, conforto, felicidade e conexão com seus filhos para compartilhar os maiores aprendizados que tiveram. Desde os maiores desafios até os momentos mais alegres das vidas das clientes da franquia, o objetivo da campanha é mostrar que toda mãe é uma MEGA mãe.

Com uma série de três vídeos tanto no Youtube quanto no Instagram, a empresa convidou mães que passaram por eventos marcantes durante suas gestações e criações dos filhos para compartilharem relatos sobre suas experiências.  Sem Parar Para entrar no clima das comemorações do Dia das Mães no próximo domingo, Sem Parar publicou um vídeo em suas redes sociais, mostrando uma situação de conexão real entre mãe e filha, e como a marca está presente também nas memórias afetivas das famílias. O vídeo foi desenvolvido pela JOTACOM.

Leia também: O Boticário traz campanha com dilemas e estigmas das mães de adolescentes Banco do Brasil Atletas do squad BB e suas mães protagonizam momentos especiais e emocionantes na nova campanha do Banco do Brasil. O filme de Dia das Mães, lançado na noite desta quinta-feira, 9, reforça a assinatura “Fã do esporte brasileiro” e exalta o apoio contínuo do Banco ao esporte nacional, com momentos da vida real dos campeões Rayssa Leal, Ítalo Ferreira, Filipe Toledo e Carol Solberg, ao som da canção “Dona Cila”, de Maria Gadú.

Além do filme, histórias dos skatistas Raicca Ventura e Augusto Akio, o Japinha, e dos surfistas Tatiana Weston e Ítalo Ferreira são contadas de maneira divertida em websérie com animações feitas pela ilustradora Rafaella Tuma.

No ar desde o dia 3 de maio, os filmetes de 60 segundos são narrados pelos atletas. Para fechar a websérie, o Banco apresentará o relato de uma colaboradora homenageando sua filha. O objetivo é fortalecer a imagem dessas mulheres como pilares de suporte e amor incondicional na vida dos seus filhos de uma forma otimista e bem-humorada. A nova campanha é assinada pela WMcCann e será lançada também em TV aberta e digital. A estratégia de mídia inclui conteúdo para plataformas como YouTube, Meta e TikTok.

Adcos

A Adcos lançou a campanha “Cuidar é um ato de amor” para celebrar o dia das mães. O objetivo é gerar vínculo emocional que vai além do simples ato de presentear, enfatizando o amor através do cuidado materno. A ideia é transmitir que ao escolher a marca, o filho vai além do presente material e gera um vínculo de cuidado, pois presenteará sua mãe com um tratamento para pele.

Com assinatura da agência Fizz, a influenciadora e empresária Fiorella Mattheis e sua mãe, Sandra Mattheis, estrelam a campanha da marca.  Além das Mathheis, nomes como Julia Faria, Vic Ceridono, Paulinho Hop e o atleta Ítalo Ferreira irão amplificar a mensagem da campanha e falarão sobre os kits presenteáveis da marca que estarão disponíveis para compra no e-commerce e nas lojas próprias.

Adcos

Natura A Natura, em parceria com a agência Africa Creative, quer ir além do ato de presentear, fazendo um convite para todos os filhos e filhas: “E se você conhecesse sua mãe como ela conhece você?”. A ideia é instigar as pessoas a olharem para as mães para além da maternidade, descobrindo o que ela realmente gosta e o que lhes faz bem.

Em um experimento, protagonizado por Maisa e sua mãe, Gislaine, ambas respondem perguntas sobre suas preferências e experiências de vida. O filme mostra que existem várias coisas que os filhos não sabem sobre suas mães e convida o público a buscar a essência delas. Maisa e a mãe também estarão em peças de digital e mídia exterior, mostrando toda a conexão delas e as diferentes opções.


Riachuelo

Nesse dia das mães, a Riachuelo celebra as múltiplas versões das mulheres em cada mãe, através da campanha “Para todas as mulheres que sua mãe quer ser”. Protagonizada por grandes mulheres da moda e da dramaturgia brasileira, como Bárbara Fialho, Cláudia Raia, Pathy de Jesus e Thaila Ayala, neste ano, a marca traz uma reflexão sobre as mulheres para além da maternidade, valorizando suas múltiplas versões, pluralidades e personalidades.

Riachuelo

A campanha, idealizada pela Soko, reforça como as mulheres não devem ser estereotipadas e restritas ao papel de mães - mesmo que a maternidade seja um lado muito importante e positivo de suas vidas e mereça ser contemplada todos os dias. É um convite a celebrarem e potencializarem suas inúmeras versões e estilos.

Leia também: Mídia OOH impacta decisões de 86% dos consumidores no Dia das Mães

Clube Mundo do Marketing

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

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