2024 deverá ser marcado por estreias cinematográficas importantes para o mercado de brinquedos. Isso porque, ao longo do ano, lançamentos como Kung Fu Panda 4, que estreia nesta quinta-feira, 21, Divertida Mente 2 e Meu Malvado Favorito 4 chegarão às telonas trazendo consigo excelentes oportunidades de licenciamento para a indústria de brinquedos.
O adjetivo excelente, aliás, não foi escolhido por acaso: em 2023, sete das dez licenças que mais cresceram no mercado estavam associadas a filmes e séries, de acordo com dados divulgados pela Circana. O panorama solidifica a conexão entre a indústria do entretenimento e o mercado brasileiro de brinquedos - e não faltam exemplos para sustentar essa afirmação.
Lançada em novembro de 2022, a série "Wandinha" impulsionou a licença da Família Addams, que registrou R$11 milhões em vendas no ano passado. A boneca da personagem apareceu no Top 10 dos brinquedos mais vendidos no mês de outubro, quando é comemorado o Dia das Crianças.
No primeiro semestre de 2023, Super Mario Brothers representou 42% do crescimento do mercado de brinquedos, destacando-se como um dos principais impulsionadores do segmento. Mas o grande fenômeno midiático para o mercado de brinquedos no ano passado foi o filme Barbie. O longa influenciou o crescimento de vendas da boneca em 21% em julho, tornando-a a propriedade de maior crescimento no mercado de brinquedos no Brasil naquele mês.
Já o lançamento do live action "A Pequena Sereia", em maio de 2023, resultou em um aumento de 11% nas vendas de bonecas da Ariel, entre 29 de maio e 11 de junho, em comparação com o mesmo período do ano anterior. A licença Gabby's Dollhouse vendeu no ano passado cerca de R$17 milhões, devido ao sucesso da série na Netflix, consolidando-se como uma das principais impulsionadoras do mercado de brinquedos.
Leia também: Barbie em números: como o live-action mudou a percepção sobre a marca
COMPARTILHAR ESSE POST