Adidas e Nike lideram entre as marcas prediletas do público infanto-juvenil no Brasil Bruno Mello 13 de março de 2023

Adidas e Nike lideram entre as marcas prediletas do público infanto-juvenil no Brasil

         

Nove em cada 10 crianças e adolescentes brasileiros confiam pelo menos em uma marca

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Os menores de 18 anos são atraídos por marcas que os divertem, são de qualidade e que os fazem felizes, segundo o relatório Top Brands Report 2022. Adidas, Nike, YouTube, All Star, Apple, Disney, McDonald’s, Netflix, Barbie e Coca-Cola são as preferidas desse público. A Kids Corp fez o levantamento sobre o público infanto-juvenil, fruto do mapeamento anual do comportamento de mais de 70 mil crianças, adolescentes e seus pais nas Américas, 13.851 mil delas no Brasil.  

A influência sobre as famílias e o poder aquisitivo do segmento menor de 18 anos está crescendo. Em categorias como brinquedos, entretenimento, vestuário, calçados e fast food, a persuasão sobre os pais ultrapassa os 70% na América Latina, segundo Gastón Stochyk, diretor de dados da Kids Corp. Mais de 40% das crianças e adolescentes têm o próprio dinheiro, destinando-o principalmente à compra de alimentos e bebidas, roupas, brinquedos, bem como na saída com os amigos.

Em um mundo cada vez mais conectado, 86% das crianças e adolescentes têm acesso a um smartphone na América Latina e estão em constante contato com as marcas, gerando laços de preferência e confiança. Tanto as experiências funcionais quanto as emocionais tornam-se relevantes e são fundamentais na construção desses vínculos.  

Marcas favoritas (considerando todos os segmentos etários): Marvel (6%), Disney (6%) e Adidas (6%) são as favoritas dos meninos mais jovens (3 a 5 anos de idade). Entre as crianças de 6 a 12 anos, destacam-se a Adidas (9%), a Nike (8%) e a McDonald’s (7%). No segmento adolescente, Nike (16%), Adidas (15%) e Apple (6%) foram as marcas mais escolhidas.

Entre as meninas de 3 a 5 anos, Barbie (15%) e Disney (11%) são as marcas mais escolhidas. No segmento entre 6 e 12 anos, Barbie (11%), seguida por All Star (8%). Por fim, as adolescentes no Brasil têm All Star (12%) e Apple (12%) como suas marcas favoritas, seguidas por Samsung, Adidas e Netflix.  

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Confiança – Nove em cada 10 crianças e adolescentes brasileiros confiam (no mínimo) em uma marca. Eles mencionam, em média, 4,2 marcas em que confiam. Adidas (23%), Netflix (18%), YouTube (18%) e Coca Cola (18%), lideram o ranking, seguidas pela Disney (16%) e McDonald’s (15%). A confiança em marcas de tecnologia e tênis cresce junto com a idade. 

O que mais crianças e adolescentes no Brasil valorizam nas marcas são sua capacidade de os fazerem felizes (30%), de divertir (26%), bem como sua qualidade (26%). Em relação a publicidade: 79% das crianças brasileiras viram seu anúncio favorito em formato online, e 5 em cada 10 pedem aos pais que comprem produtos vistos em propagandas. 26% buscam informação adicional on-line depois de ver uma campanha.

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