Personalidades e profissionais com contribuições inestimáveis para a construção e fortalecimento de um Marketing de excepcional qualidade no Brasil. Esta é a característica comum aos dez novos integrantes do Hall da Fama do Marketing promovido pela Academia Brasileira de Marketing (Abramark).
A cerimônia de reconhecimento aos novos integrantes do seleto grupo foi pautada pela diversidade. Foram incluídos quatro homens e seis mulheres com formações e atuações distintas em várias frentes de Marketing. As mini-biografias dos novos “halloffamers”, como são chamados os laureados pela Abramark, já podem ser encontradas no site da Academia junto aos escolhidos nas induções anteriores.
Conheça, abaixo, o perfil dos dez novos integrantes do Hall da Fama:
Adriana Barbosa – CEO do PretaHub e Presidente do Instituto Feira Preta
Adriana é a fundadora do Festival Feira Preta, maior evento de cultura e empreendedorismo negro da América Latina. O festival cresceu ao longo dos anos, atraindo milhares de visitantes e se tornando um importante impulsionador da economia criativa e do empreendedorismo negro no Brasil, além de desempenhar um papel fundamental na valorização dos talentos e da diversidade cultural presentes na comunidade afro-brasileira.
Especialista em economia criativa, Adriana acumula diversas homenagens e premiações: em 2017 esteve entre os 51 negros com menos de 40 anos mais influentes do mundo, segundo o Mipad; em 2020 foi reconhecida como a primeira mulher negra entre os Inovadores Sociais do Mundo; já em 2022 e 2023, foi reconhecida como uma das 500 pessoas mais influentes da América Latina pela Bloomberg Linea.
Ana Couto – CEO da Agência Ana Couto
Designer formada pela PUC-Rio, concluiu o mestrado em Visual Communication no Pratt Institute, em Nova York, com outstanding merit. Tem especialização em Branding na Kellogg School of Management em 2008 e, em 2015, formou-se no curso OPM (Owner/President Management Program), na Harvard University.
Fundou a agência Ana Couto em 1993, com a proposta de trabalhar o Design como ferramenta para construir marcas fortes. Desde então, expandiu a oferta da agência para um serviço integrado, que vai da Estratégia de Marca à Propaganda. É referência em Branding no Brasil e constrói, há mais de 30 anos, para clientes como Vale, Coca-Cola, Fiat, Caixa Seguradora, Youse, Itaú-Unibanco, P&G, Rio Galeão, Havaianas, Natura, Ultragaz, Cosan, Raízen, Vinci Partners, Brastemp, Hapvida entre outros.
Deh Bastos – Sócia e Diretora Executiva de Criação da MAP Brasil
Deh Bastos é comunicadora, mãe e publicitária. Sócia e Diretora Executiva de Criação na Map Brasil, professora de criatividade na MBA da FIAP, membra do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social e Sustentável da Presidência da República e criadora da iniciativa de educação antirracista @CriandoCriançasPretas que lhe rendeu uma homenagem da Turma da Monica no projeto Donas da Rua 2022.
Foi diretora de criação na Publicis Brasil e esteve jurada nas últimas edições de festivais internacionais de publicidade como, Cannes Lions e D&AD. Deh é a mãe do José de 5 anos, foi eleita uma das Women To Watch Brasil em 2023 e acredita que a comunicação pode transformar as relações.
Keka Morelle – CCO Latam da Ogilvy
Há mais de 27 anos no mercado publicitário, Keka ocupa atualmente o cargo de CCO da Ogilvy Latam. Anteriormente, a profissional atuava como CCO na WT Brasil. Também foi diretora-executiva de criação da AlmapBBDO, passou pela DM9 como diretora de criação e na F/Nazca como diretora de arte.
Sua extensa carreira a levou a fazer parte das principais agências do Brasil, e seu trabalho já foi reconhecido nos mais importantes festivais, como Cannes Lions, One Show, D&AD e Clio. Já participou do júri de Cannes três vezes e a sua contribuição mais recente foi no júri de filme em 2021. Em 2023, Keka foi presidente do Júri de Direção de Arte no D&AD. Em 2018, foi eleita a "Melhor Profissional Criativa" no Prêmio Caboré e em 2020, foi eleita a segunda profissional mais admirada do setor de comunicação no Brasil, segundo o estudo Agency Scope.
Léo Xavier – Sócio e fundador da Môre
Empreendedor pioneiro na indústria digital e mobile, professor, escritor, palestrante e investidor. Ao longo de sua carreira, fundou seis empresas em diferentes áreas, desde distribuição de bebidas até agências digitais. Entre elas, a Pontomobi, primeira agência de mobile Marketing do Brasil, que foi vendida em 2015 para a Isobar, agência digital líder no país, da qual foi CEO entre 2016 e 2017.
Desde 2020, lidera a Môre, um dos principais estúdios de design e tech do mercado, com foco em estratégia e criação de produtos e serviços digitais. Léo foi o primeiro membro brasileiro do Júri do Cannes Lions Festival no Mobile Lions, conquistando um dos primeiros Leões da categoria. Também esteve envolvido com o lançamento do capítulo brasileiro da Mobile Marketing Association. Escreveu quatro livros.
Levis Novaes – Founder, Partner, CSO & BizDev na Kele AG
Formado em Publicidade e Propaganda pela Fiam Faam e Planejamento de Comunicação na Miami Ad School. Levis coleciona mais de oito anos de experiência com conexões e estratégias aplicadas ao desenvolvimento de conhecimento em linguagens que transitam no cenário cultural emergente, contribuindo para a estruturação de modelos de negócios criativos no Brasil, na América Latina e no mundo.
Cofundador do ecossistema MOOC, desenvolveu estratégias de projetos e consultorias para grandes marcas como Meta, Instagram, Nike, Sintonia, TikTok, Budweiser, Converse, Faber-Castell, Natura, Tembici, L'Oréal, Ariel, Fiat, Vult, Globo e Coca-Cola. Novaes é o idealizador da MOOC100, a maior lista de expoentes negros emergentes do Brasil, e do Jantar Preto, uma experiência de luxo para profissionais negros da economia criativa brasileira.
Além disso, o CSO é um dos indicados a Profissional de Estratégia no Prêmio Caboré 2023; Eleito Forbes Under 30 como destaque em Marketing & Publicidade, Meio & Mensagem 30 Under 30 e um dos 10 Profissionais de comunicação de 2021 pelo Meio & Mensagem; Jurado no Wired Festival CreativeX, YouTube Works, Effie College Brasil, Prêmio Brasil Criativo e Academia Prêmio Multishow.
Renata Gomide de Carvalho – Vice-Presidente de Consumer do Grupo Boticário
Renata Gomide é formada em Administração pela FAAP, em Marketing pela ESPM e possui MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela FGV. Desde 2015 no Grupo Boticário, Renata já esteve à frente da construção da marca Eudora e liderou a unidade de negócios de Quem Disse, Berenice? ocupando a posição de diretora executiva de Branding e Comunicação de todas as marcas de consumo do Grupo.
Em 2022, a Vice-Presidente assumiu a atual posição com a missão de continuar contribuindo na construção do melhor e maior ecossistema de beleza para o mundo. Renata foi eleita Profissional de Marketing do Ano 2022, pelo jornal Propmark e uma das homenageadas no Woman To Watch 2023.
Renata Vieira – Sr. Marketing Director da Reckitt Hygiene Comecial
Renata possui mais de 23 anos de experiência em empresas multinacionais de bens de consumo, é formada em Administração de Empresas pela PUC-SP e pós-graduada pela FEA-USP. Destaque da revista Forbes 2023 entre os 10 melhores CMOs do Brasil e homenageada pelo Meio & Mensagem no projeto Women to Watch 2021, também foi eleita pela Exame como uma das 100 maiores líderes do mercado publicitário.
Já atuou em companhias como PepsiCo, The Hershey Company, e Mondelez, e atualmente, lidera a área de Marketing de Higiene do Grupo Reckitt Brasil. Possui forte experiência em negócios, construção de marca e estratégia, liderando turnarounds de categorias e gestão de P&L across times multifuncionais com forte habilidade em traduzir, adaptar e implementar estratégias globais e e locais com execução best in class.
Sandro Magaldi – Especialista em transformação de negócios
Com mais de 30 anos de experiência como líder empresarial, empreendedor, pesquisador e autor, Magaldi atualmente se dedica a produzir e compartilhar conhecimento sobre as transformações no ambiente corporativo e seus impactos, com o propósito de trazer novas perspectivas para que líderes empresariais engajem seus colaboradores e alavanquem seus negócios.
É coautor dos bestsellers "Gestão do Amanhã" (2018), "O Novo Código da Cultura" (2019) e "Liderança Disruptiva" (2022), que juntas a outras seis obras já atingiram a marca de mais de 180 mil cópias vendidas: "Gestão em Tempos de Incerteza" (2022), "Estratégia Adaptativa" (2020), "Estudos de Casos – Gestão do Amanhã" (2019), "O que as Escolas de Negócios não ensinam" (2019), "Movidos por Ideias" (2010) e "Vendas 3.0" (2008).
Saul Faingaus Bekin – Mentor em Endomarketing
Conselheiro empresarial, consultor, professor, mentor de startups e autor, Bekin atuou profissionalmente como vendedor, evoluindo gradualmente para executivo em Marketing. Originou, em 1975, o conceito do Endomarketing, desde 1991 registrado no INPI, e se orgulha de ser o pioneiro na disseminação local e internacional do conceito.
Fez conferências no Brasil, Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos e atuou como moderador e debatedor convidado pela HSM – Brasil ao lado de renomados autores como Philip Kotler, Al Ries, Stan Rapp, Robert Waterman Jr., Leonard Berry, C. Grönroos, e Christian Lovelock. É membro do corpo de jurados em premiações nacionais como Aberje e ADVB. Foi Group-Chair na Vistage International / Brasil por 12 anos.
Leia também: É necessário revolucionar o branding para evoluir a criação de valor, afirma Ana Couto
COMPARTILHAR ESSE POST