Mantendo uma média de penetração próxima ao total dos lares brasileiros, o consumo de vídeo em diferentes formatos alcançou 99,63% da população nacional em 2023, conforme apontam dados divulgados no estudo Inside Video 2024, conduzido pela Kantar IBOPE Media.
O grande destaque do ano foi a televisão linear – canais de TV aberta e paga – com uma média diária de uso de 5h14 por telespectador. Já as plataformas de vídeo online registraram média de uso de 2h23. Adicionalmente, a pesquisa aponta que 17,31% da audiência de vídeo em um dia típico ocorreu via televisão e smartphones.
Outro destaque foi o crescimento da TV Conectada, que teve o índice de penetração elevado em 23 pontos percentuais entre 2017 e 2023. Diante da significativa ascensão, 43% dos CMOs participantes da pesquisa expressaram a intenção de investir neste canal ao longo de 2024.
Ascensão da publicidade em vídeo
De maneira geral, 68% dos executivos pretendem aumentar os investimentos em mídia em 2024. Projeções apontam boas perspectivas para o formato audiovisual – um otimismo respaldado pelo fato de que 41% dos internautas brasileiros prestam mais atenção aos anúncios em vídeo na web do que a outros tipos de propagandas no meio.
Neste panorama, os Shoppable Vídeos prometem se transformar em um expoente ainda maior para o mercado publicitário. Voltada para a conversão, a modalidade permite que os usuários cliquem nos itens mostrados no vídeo e sejam direcionados para a página de compra.
Adriana Favaro, Diretora de Desenvolvimento de Negócios da Kantar IBOPE Media, comenta que, frente a um cenário de aumento de verbas, é essencial que os anunciantes sejam eficientes no planejamento de mídia, e o caminho para isso, segundo a Diretora, é o equilíbrio entre os investimentos feitos entre canais online e offline.
Metodologia
O Inside Video 2024 utilizou dados do Painel 2.0, tecnologia de medição de audiência que une informações do Focal Meter (FM), instalado no roteador dos domicílios medindo o tráfego de internet, e do peoplemeter DIB 6, que identifica a audiência de TV.
Essa medição mais completa dos espectadores brasileiros vem sendo feita pela Kantar IBOPE Media desde 2022. São coletadas amostras das 15 maiores regiões metropolitanas do País.
Leia também: Vídeos nas estratégias de marketing: veja como impulsionar as vendas com essa metodologia
COMPARTILHAR ESSE POST