A sustentabilidade vem transformando a demanda do consumidor em todos os setores e influenciando a forma como as pessoas se relacionam com as marcas. Ainda assim, 87% dos brasileiros desejam fazer escolhas mais sustentáveis, mas apenas 35% afirmam estar mudando ativamente seus hábitos.
Os dados foram publicados no Sustainability Sector Index (SSI), estudo realizado pela Kantar. No Brasil, a pesquisa contou com mil entrevistas e buscou compreender como os consumidores se relacionam com a sustentabilidade, além de suas percepções sobre o papel de diferentes setores diante do tema.
Entre os principais motivos que dificultam a adoção de hábitos mais sustentáveis, 35% dos brasileiros apontam o alto custo, 33% mencionam a falta de informação e 20% acreditam que é impossível medir o real impacto ambiental ou social de suas ações.

Segundo Rafael Farias Teixeira, executivo de Marketing da Kantar, responsável pela análise dos dados das pesquisas, todas essas razões podem ser mitigadas com estratégias das marcas, seja com versões de produtos e serviços mais baratos, ou comunicações informativas e transparentes sobre o verdadeiro impacto de suas ações.
A transparência das marcas em relação às práticas sustentáveis e sociais se torna cada vez mais relevante, sobretudo diante do crescimento de discursos enganosos. Segundo o levantamento, 58% dos brasileiros afirmam ter visto ou ouvido informações falsas sobre ações sustentáveis de marcas, um aumento de oito pontos percentuais em relação à edição anterior do estudo.

Ainda que a lacuna valor-ação siga presente, muitos brasileiros já tomaram decisões de consumo baseadas nos valores praticados pelas marcas. Ao todo, 55% afirmam ter experimentado ou utilizado marcas com impacto ambiental ou social positivo, ou demonstram abertura para isso. Em sentido oposto, 50% relatam ter comprado menos ou deixado de adquirir produtos e serviços de marcas associadas a impactos ambientais ou sociais negativos, média registrada em todos os setores avaliados.
Leia também: Marketing para Sustentabilidade – Como Comunicar Impacto Ambiental Positivo na Mineração
COMPARTILHAR ESSE POST