A regra é clara: antes de sair de casa para comprar os presentes para o Dia das Mães, 79,4% das pessoas fazem pesquisas online em busca de inspiração para escolher o produto ideal, conforme apontam dados coletados em um levantamento conduzido pela plataforma de presentes Vinklo.
Atualmente, o Instagram é o maior e mais importante canal de buscas online. De acordo com o levantamento, a rede social foi citada por 54,4% das pessoas que pesquisam por presentes nos canais digitais – o que evidencia o poder das estratégias de social commerce para a ocasião. Plataformas de busca, como Google, Bing e Yahoo, foram citadas por 46,5% dos entrevistados pela Vinklo. A própria plataforma de presentes aparece na terceira posição, com 23,9% das menções, à frente do Pinterest, citado por 18,6% dos respondentes. Outras ferramentas digitais importantes, como o WhatsApp (12,7%), o TikTok (8,6%) e o Facebook (6%) figuram no Top 10.
O levantamento mostra que, além do gatilho visual proporcionado pelas pesquisas, os principais fatores de decisão de compra são as ofertas e promoções (49,22%), o preço (48,37%) e o valor do frete (25,33%). Publicidade e propaganda ficam ao final da lista, com apenas 0,36%.
Leia também: Mídia OOH impacta decisões de 86% dos consumidores no Dia das Mães
COMPARTILHAR ESSE POST