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6 marcas nacionais de maquiagem que estão impactando o mercado de beleza

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Tempo de Leitura 4 min

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terça-feira, 3 de setembro de 2024

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Reportagens

O mercado de beleza é um dos mais promissores no Brasil. O ramo movimenta a economia e gera milhares de oportunidades de emprego, tanto no varejo quanto na indústria. De acordo com uma pesquisa feita pelo instituto GfK, da Alemanha, o Brasil é o segundo no ranking de países que mais gastam tempo com cuidados com a beleza. Além disso, somos o quarto país no ranking mundial de consumo de cosméticos, como aponta o estudo da Euromonitor.

O país é um celeiro de oportunidades para empreendedores no segmento. Aliada ao poder da influência, o setor também ganha novos contornos com famosos na internet criando suas próprias empresas. Julia Petit, Bruna Tavares, Bianca Andrade e Evelyn Regly são alguns nomes que nasceram em blogs e hoje são empresárias.

Além delas, um número de empreendedoras que apostaram no setor, de olho nas lacunas que as grandes empresas não preenchiam surgiram. Como Shirley Costa, fundadora da Nina Make Up, que criou no Maranhão uma linha de maquiagens de alta qualidade para atender a região e hoje vende para todo Brasil.

Grandes empresas do ramo também vêm investindo para se destacarem e não perderem força frente a tantos novos concorrentes inovadores. Um novo estudo conduzido pela Tunad mostrou detalhes importantes sobre os investimentos em publicidade televisiva no setor de cosméticos. No mês de julho, o setor investiu um total estimado de R$ 62 milhões, com as cinco maiores marcas representando 75% desse montante.

As principais marcas que dominaram os investimentos em publicidade foram Jequiti, com R$ 12,6 milhões (20% do total), seguida por Dove com R$ 11,2 milhões (18%), Natura com R$ 10,3 milhões (17%), Nivea com R$ 6,7 milhões (11%) e Cicatricure com R$ 5,3 milhões (9%).

Digitalmente, a Natura destacou-se com mais de 1,5 milhão de buscas no Google, o que representou 78% do share of search no segmento. Esse panorama reflete as estratégias das marcas de cosméticos para manter e expandir sua presença tanto nos meios tradicionais quanto nos digitais.

"O mercado da beleza no Brasil é referência global, nossos produtos fazem muito sucesso no exterior devido às matérias primas naturais extraídas de forma sustentável de nossos biomas ex: (frutos, cascas, raízes, folhas) de plantas endêmicas o que faz de nossos cosméticos os melhores do mundo”, contou Edson Borgo, CEO da Ecosmetics, fabricante de cosméticos para salões de beleza.

Desafios de empreender e se destacar na categoria de maquiagem 

Edson aponta que o mercado de beleza era muito concentrado na Europa, o que nos dias atuais por conta das mídias sociais está mais democratizado. “Ser empreendedor neste mercado é um grande desafio, pois da mesma forma que o sucesso da indústria cosmética ganha mercado e temos novos consumidores de produtos brasileiros, isso atrai investidores nacionais e internacionais – tornando o mercado altamente competitivo”, aponta Edson Borgo.

Ele cita outros desafios como manter o time de Pesquisa e Desenvolvimento no desenvolvimento de novas soluções em relação a formulações de alta performance e lançar novos produtos, pois o mercado vive do novo o tempo todo, manter um forte time de vendas e desenvolver questões de ESG como estratégia competitiva.

Veja seis marcas que estão se destacando nessas questões no Brasil:

Nina MakeUp

Fundada por Shirley Costa, no Maranhão, a Nina MakeUp nasceu para atender uma demanda reprimida: a falta de produtos de qualidade na região nordeste. Motivada pela falta de produtos nacionais de alta qualidade com embalagens premium, Shirley decidiu criar sua própria linha de cosméticos, dando origem à Nina Makeup.

Foram investidos cerca de R$ 100 mil para começar o negócio. “Fui para São Paulo atrás de fornecedores que entendessem o que eu queria e pudessem atender com qualidade. Eu mesma lidei com todo o processo e faço questão de gerir de perto cada desenvolvimento e lançamento. Parecia algo inalcançável, mas tive a sorte de ter bons parceiros nessa trajetória, o que foi fundamental para que entregássemos maquiagem de qualidade ao consumidor”, contou Shirley ao Mundo do Marketing.

O sucesso no Maranhão logo chegou a outras regiões. Fazendo com que a empresa faturasse aproximadamente R$ 3 milhões em 2022, ano em que passou por um rebranding, adotando uma identidade visual mais sofisticada e ampliando sua presença em diversos estados do Brasil. Atualmente, a marca possui lojas físicas em estados como Goiás e São Paulo e seus produtos estão disponíveis em mais de 4 mil pontos de venda, além de um e-commerce próprio

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Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

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