A Pesquisa Game Brasil revela que 51,7% dos brasileiros preferem usar os smartphones para jogar diversos games eletrônicos. Entretanto, a aquisição de usuários (UA) está se tornando cada vez mais competitiva e cara, com uma estimativa de que os gastos globais com publicidade móvel alcancem US$ 495 bilhões em 2024.
Para se destacar entre as centenas de anúncios que as pessoas veem diariamente em seus celulares, os profissionais de marketing e desenvolvedores de aplicativos de jogos precisam elaborar uma estratégia de aquisição de usuários (UA) assertiva e que ajude a atingir o objetivo estipulado – ampliar sua base de usuários. Aqui estão 6 práticas que podem ser usadas para aumentar a UA no mercado de jogos mobile:
1. Novos formatos de publicidade com testes
Os profissionais de marketing de aplicativos de jogos de hoje têm mais formatos de publicidade à disposição do que nunca. De anúncios em banner de rich media a playable ads e publicidade CTV, muitos canais e tipos de anúncios oferecem possibilidades interativas para se conectar de forma mais atrativa com o usuário. Um dado interessante para destacar é que a receita de anúncios para CTV aumentou 32% em 2022, enquanto a de anúncios em redes sociais cresceu 16%.
2. Automatizar para ganhar maior eficiência
Os profissionais de marketing possuem a tarefa de fazer mais com menos recursos. Para economizar tempo e maximizar esforços na estratégia, é necessário considerar uma solução de automação de campanhas para economizar tempo e ajudar a equipe a analisar resultados mais rapidamente, aumentando as chances de sucesso em campanhas.
3. A otimização da loja de aplicativos é fundamental
Os profissionais de aplicativos de jogos devem revisar regularmente as configurações. As descrições curtas e longas do app contêm as palavras-chave corretas? O ícone precisa de uma reformulação para atrair mais atenção? Foi adicionada uma prévia de qualidade ou um vídeo promocional?
4. Promoção cruzada dos jogos de aplicativos móveis
Muitos estúdios de jogos encontram sucesso ao fazer a promoção cruzada de seus apps. Afinal, com mais de um aplicativo, faz sentido anunciar ambos por meio de anúncios dentro do próprio app. Esta tática é interessante para descobrir se os usuários estão dispostos a pagar por uma história completa e jogabilidade rica ou para testar como monetizar com compras dentro do app de um jogo gratuito.
5. Possibilidade de criar um aplicativo de jogo casual híbrido
Essa nova subvertical mescla a acessibilidade "toque para jogar" dos hipercasuais com mecânicas mais avançadas, como recursos sociais ou sistemas de coleção de jogos de média complexidade que costumam reter os usuários com mais eficácia. Ao tornar um game de média complexidade mais fácil de começar a jogar, é possível melhorar o interesse inicial dos usuários.
6. Proteção contra fraudes em anúncios móveis
Desde a injeção de cliques até a falsificação de SDKs, atividades fraudulentas podem afetar o orçamento de marketing de jogos se não houver uma tecnologia de prevenção de fraudes. Os gastos com anúncios irão para fraudadores e a estratégia de aquisição de usuários será baseada em dados comprometidos. Isso pode causar custos adicionais. Portanto, é fundamental trabalhar com um mobile measurement partner (MMP) que tenha uma solução confiável de prevenção de fraudes implementada.
Com essas estratégias atuando em conjunto, os aplicativos de jogos podem se destacar em um cenário cada vez mais competitivo e que se mostra promissor neste segundo semestre. Além disso, deve-se levar em conta que o mercado brasileiro tem se mostrado cada vez mais dinâmico. De acordo com a Pesquisa Game Brasil, 60% dos entrevistados já baixaram um jogo por conta de propagandas que viram dentro de outros games mobile.
Existe um público ávido por este tipo de entretenimento em seus dispositivos móveis. Os profissionais de marketing e de aplicativos de games que souberem aplicar as práticas ideais sairão na frente na aquisição de usuários.
* Flávio Levi é Diretor de Vendas para a América Latina da Adjust
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