Dizer que a Inteligência Artificial chegou para ficar já se tornou uma constatação redundante. Cada vez mais presente no cotidiano das pessoas, a tecnologia está sendo empregada em tarefas diversas, desde as mais simples até as mais complexas.
50% dos brasileiros ouvidos pela Talk Inc. em uma pesquisa sobre o uso da IA no Brasil disseram que utilizam os chats inteligentes, como o ChatGPT, em atividades triviais, como a criação de histórias para crianças ou a otimização das atividades no trabalho.
Para 57%, a presença da IA é ainda mais íntima, e a tecnologia assume um papel essencial na organização do cotidiano, desde a organização de agendas até a configuração de lembretes sobre eventos e tarefas básicas a serem executadas ao longo do dia.
Neste panorama, as assistentes virtuais, como Alexa e Google Assistant, bem como os chatbots e as empresas que os controlam, tornaram-se parte essencial da rotina de muitos lares e escritórios – uma popularidade que continua em ascensão.
Na avaliação de Carla Mayumi, sócia fundadora da Talk Inc., as pessoas já começam a imaginar um futuro onde seu assistente virtual será seu gêmeo, tornando tudo mais produtivo, e este é apenas o começo de todo o potencial que a IA tem a oferecer.
Olhando para o branding da questão, Tina Brand, Co-fundadora da Talk Inc, comenta que é comum ouvir as pessoas mencionarem o uso do Chat GPT falando de interações com chats inteligentes. No entanto, muitas vezes, elas estão se referindo a qualquer tipo de tecnologia de chat conversacional inteligente, não necessariamente ao produto específico da OpenAI.
Utilizações comuns das ferramentas de IA
31% dos entrevistados pela Talk Inc., recorrem às ferramentas de IA para melhorar a qualidade dos textos. Seja na correção gramatical, no ajuste de estilo ou na criação de conteúdo personalizado, soluções tecnológicas têm sido aliadas valiosas para quem precisa de apoio na escrita.
A pesquisa aponta que os assistentes de escrita até mesmo para mensagens de condolências, que são mais difíceis de compor. Em alguns casos, essas mensagens são feitas sem revelar que foram geradas por esses assistentes. Ferramentas como Grammarly e o próprio Chat GPT ajudam a refinar textos de forma simples e eficiente.
31% utilizam IA para produção de conteúdo. Criadores de conteúdo, jornalistas, profissionais de marketing, e até pessoas sem experiência na área estão se aventurando nessas plataformas para a criação de textos e imagens. Não por acaso, estima-se que, em poucos anos, 90% do conteúdo online não será produzido por humanos.
A automação de processos criativos tem se tornado cada vez mais comum, permitindo uma produção em maior escala e com menos esforço. 26% dos entrevistados buscam auxílio em atividades acadêmicas e profissionais, e a IA tem se destacado como uma ferramenta poderosa no apoio a tarefas escolares e no ambiente de trabalho.
Leia também: Como a Inteligência Artificial está potencializando o real time Marketing
COMPARTILHAR ESSE POST