MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

55% dos profissionais de comunicação estimam que a IA pode os substituir

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

22 de set. de 2023

CATEGORIA

Notícias

Os profissionais de Comunicação e Marketing estão aderindo em massa ao uso da Inteligência Artificial. Uma pesquisa realizada pela MarketCross, agência global de Relações Públicas, detectou que 80% dos pesquisados já utilizaram ferramentas de Inteligência Artificial em seu trabalho. As opiniões sobre se a IA substituirá profissionais na indústria de comunicação e Marketing estão divididas: 55% dizem que é possível, principalmente os cargos relacionados à criação de conteúdo, análise de tendências e design gráfico.

No outro grupo, acreditam que esta tecnologia apenas redefinirá funções, deixando o automatizável para a IA. Segundo os profissionais inquiridos, o maior potencial da IA na área do Marketing e comunicação no presente e no futuro próximo é dado pela economia de tempo nas tarefas operacionais, aumentando a eficiência e a produtividade, uma vez que a IA permite automatizar processos, liberando tempo para que os profissionais desenvolvam sua visão estratégica e criativa.

Nessa linha, os profissionais valorizam a IA para o desenvolvimento de conteúdo personalizado e multiplataforma com baixo custo, e veem infinitas possibilidades na análise de dados e descoberta de tendências.

A ferramenta de IA mais utilizada pelos pesquisados é o Chat GPT, que se destaca das demais plataformas com 57%. Os outros 43% são distribuídos em diversos softwares: Bard, Midjourney, Copy AI, Taplio, Adobe Firefly, Tome, entre outros.

Mais da metade dos profissionais entrevistados (53%) vê uma melhoria na eficiência das suas campanhas de marketing e comunicação ao utilizar IA. Os entrevistados explicam que a Inteligência Artificial permite economizar tempo na hora de gerar ideias, corroborar hipóteses e criar conteúdos. Além disso, graças à IA conseguiram otimizar campanhas com base nos públicos alvo, obter sugestões de design e criação de imagens; pesquisar, coletar e analisar dados rapidamente e entender melhor o uso correto de outro idioma.

No caso do setor da comunicação, as possibilidades, os desafios e as incertezas deram um salto exponencial como resultado do desenvolvimento da IA. As organizações e os profissionais do setor que nem sequer exploram o potencial das tecnologias podem estar ficando para trás.

Para Cristela ReNo, CEO da MarketCross, “como profissionais de comunicação, cabe acompanhar de perto o desenvolvimento de novas ferramentas de IA e participar ativamente no debate em torno delas. As possibilidades que elas oferecem são praticamente infinitas e o caminho que o desenvolvimento tecnológico e a regulamentação legal tomarão ainda é incerto”.

Leia também: 5 dicas sobre IA para profissionais, segundo LinkedIn

IA - Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme