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5 tendências de Marketing para aumentar as vendas em 2024

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Tempo de Leitura 5 min

DATA

3 de jan. de 2024

CATEGORIA

Notícias

Nesta época, muitas empresas voltam-se para o desenvolvimento, aprovação e início da execução de planejamentos e orçamento, tudo para começar o ano com as estratégias afiadas para alcançar as metas, especialmente se o objetivo é alavancar as vendas, sejam elas de serviços ou produtos.

E para alcançar a efetividade no que se está projetando, é necessário entender a importância do planejamento de longo prazo, inclusive quando o assunto é Marketing e suas tendências, que merecem a atenção das empresas, especialmente para se destacarem no mercado, sempre em ebulição.

Por isso, Guilherme Lippert, cofundador e diretor de Marketing de Produto na V4 Company, assessoria de Marketing Digital separou 5 tendências para ficar de olho em 2024.

Guilherme Lippert, da V4 Company

Customer Relationship Management (CRM)

Muitas empresas ainda veem o CRM apenas como um banco de dados para armazenar informações básicas dos clientes. Contudo, ele vai muito além disso, uma vez que permite compreender melhor o cliente, desde suas preferências até seu histórico de interações com a marca. À medida que avançamos para o próximo ano, é esperado que o CRM desempenhe um papel ainda mais vital no Marketing digital.

A coleta de dados continuará sendo uma prioridade, mas a capacidade de interpretar essas informações e implementar estratégias com base nelas se tornará ainda mais crítica. Portanto, uma vez que o foco principal é o relacionamento com o cliente acima de tudo, as empresas que investirem na exploração completa das funcionalidades da ferramenta, estarão um passo à frente de uma boa parcela do mercado.

User Generated Content (UGC) O User Generated Content (UGC), que nada mais é do que o conteúdo criado pelos próprios usuários, seja em forma de avaliações, fotos, vídeos ou outras manifestações digitais, é uma área com muito potencial no Marketing digital, especialmente neste novo mercado, onde os consumidores possuem muitas informações em mãos. Por isso, essa forma de engajamento é valiosa, pois oferece uma perspectiva autêntica e confiável sobre a marca, influenciando, consequentemente, na decisão de compra de outros consumidores.

O UGC, inclusive, vai além de uma espécie de Marketing boca-a-boca, uma vez que facilita o compartilhamento de informações nas redes sociais e outras plataformas, incidindo ainda nos resultados orgânicos.

Inteligência Artificial (IA) A inteligência artificial é essencial no Marketing digital, podendo impactar positivamente uma série de áreas, já que, por meio da aplicação de algoritmos inteligentes e do aprendizado da máquina, é possível analisar dados, prever comportamentos do consumidor, entender suas preferências e automatizar processos, deixando o trabalho ainda mais eficiente. A personalização, no entanto, é a chave para o sucesso no Marketing digital, podendo a empresa adaptar as respectivas estratégias para um público específico.

A IA ainda é fundamental na automação de tarefas rotineiras, liberando recursos humanos para atividades mais estratégicas e criativas e tornando as campanhas mais assertivas. Por isso, aderir a essa tecnologia e desenvolver profissionais para o uso dessa ferramenta é importante. Caso sua empresa já tenha aderido à IA, é importante ainda manter o time antenado sobre todas as atualizações que podem surgir na área.

Comunidades online 

A criação de comunidades online oferece uma gama de benefícios para as empresas que buscam ir além da simples transação comercial. Algumas vantagens estratégicas incluem:

- Engajamento sustentável: comunidades bem gerenciadas promovem engajamento contínuo, transformando consumidores em defensores da marca; - Feedback direto: as comunidades proporcionam um canal direto para feedback, permitindo que as empresas compreendam melhor as necessidades e expectativas dos clientes; - Criação de conteúdo colaborativo: membros ativos da comunidade frequentemente contribuem com conteúdo valioso, gerando uma biblioteca rica e diversificada; - Fidelidade à marca: o sentimento de pertencimento a uma comunidade fortalece a lealdade à marca, incentivando a repetição de negócios e a recomendação para novos membros. Marketing de influência O Marketing de influência tornou-se uma força poderosa no cenário do Marketing digital. Ao colaborar com pessoas influentes nas redes sociais – como Instagram ou TikTok –, as marcas conseguem alcançar públicos específicos de maneira autêntica e impactante, já que os influenciadores têm o poder de moldar as decisões de compra de seus seguidores, seja por meio de análises detalhadas de produtos ou simples recomendações. E é importante saber que o Marketing de influência vai além de simplesmente enviar produtos para influenciadores.

Por meio deles, é possível trabalhar a face da sua marca, onde as estratégias envolvem não apenas a criação de narrativas autênticas, mas também o alinhamento de valores e o desenvolvimento de parcerias de longo prazo. Contudo, saiba que o Marketing de influência, por ser um mercado relativamente novo, ainda enfrenta desafios, como a identificação de influenciadores autênticos, a gestão de expectativas e a necessidade de transparência. Por isso, o ideal é estudar o influenciador que deseja contratar e verificar se ele se encaixa, de fato, com o perfil do seu público.

Por exemplo, não faz sentido uma empresa de peças de carro contratar uma influencer de moda para fazer um merchan de um kit de pistões. Sabendo disso, é importante se preparar para uma era em que a influência digital molda não apenas as decisões de compra, mas também as narrativas de marca e de conexão com o seu público-alvo.

As tendências de Marketing para 2024 apontam para uma era de maior personalização, autenticidade e interação com os consumidores. Por isso, as empresas que abraçarem essas tendências e se adaptarem a essas mudanças, estarão bem posicionadas para alcançar o sucesso no cenário competitivo do Marketing digital.

Leia também: Principais tendências do Marketing cultural para as empresas para 2024

MBA Mundo do Marketing

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

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