MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

5 dicas sobre IA para profissionais, segundo LinkedIn

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 4 min

DATA

20 de set. de 2023

CATEGORIA

Notícias

Líderes de Marketing estão cada vez mais entusiasmados quanto aos benefícios proporcionados pela Inteligência Artificial à rotina de trabalho, que contribui, sobretudo, para o aumento da produtividade e da criatividade das equipes.

Em função disso, 75% dos líderes globais de Marketing acreditam que a IA generativa já se tornou uma peça essencial para a categoria, enquanto 74% dos profissionais brasileiros acreditam que a Inteligência Artificial mudará a forma como trabalham no próximo ano, aponta uma pesquisa divulgada pelo LinkedIn.

Neste cenário, surge uma pergunta: o que os líderes e profissionais de Marketing estão fazendo para desbravar as ferramentas de IA? A questão se torna pertinente ao ser respaldada por outros dados da pesquisa realizada pelo LinkedIn: nela, os dados apontam que 62% dos dos profissionais querem aprender mais sobre as ferramentas de IA, mas 38% deles não receberam qualquer tipo de treinamento para operá-las por parte de seus empregadores.

Logo, a pesquisa evidencia que há um significativo gap entre a vontade dos empregadores em agregar IA à rotina operacional e o que está sendo feito, de fato, para preparar as equipes para a nova realidade. Isso, naturalmente, desencadeia efeitos indesejáveis: 25% dos profissionais entrevistados pelo LinkedIn estão se sentindo sobrecarregados, e outros 33% estão preocupados quanto à possibilidade de não conseguirem acompanhar os desenvolvimentos de IA no trabalho.

Como se preparar para utilizar Inteligência Artificial

Pensando nas preocupações indicadas pelos profissionais entrevistados, o LinkedIn preparou uma lista com cinco recomendações úteis para direcionar a preparação em Inteligência Artificial. São elas:

1 - Aprenda o jargão: saber a linguagem para falar e compreender a IA é muito importante. Por isso, o LinkedIn está disponibilizando cursos gratuitos na área atráves da plataforma LinkedIn Learning. As aulas incluem lições que abordam questões pertinentes ao tema, por exemplo, “Como pesquisar e escrever usando IA generativa” e “O que é IA generativa”. 2 - Acompanhe os especialistas: ouvir o que dizem os especialistas da área é outra maneira de mergulhar nas nuances da Inteligência Artificial. Comumente, estes profissionais compõem a vanguarda do tema, participam de pesquisas, movem debates e oferecem percepções e insights que podem ser muito úteis para a compreensão de recursos específicos. 3 - Aprimore suas habilidades: não subestime a importância de destacar suas habilidades, inclusive interpessoais, pois a IA continua a mudar a forma como trabalhamos. Dados do LinkedIn mostram que as competências necessárias para muitos empregos mudaram 25% desde 2015, e as pessoas podem esperar que mudem ainda mais, atingindo pelo menos 65% até 2030. 4 - Aproveite as ferramentas: utilize as ferramentas de IA disponíveis no LinkedIn, incluindo artigos colaborativos, que em breve estarão disponíveis no Brasil. Esses materiais podem ser úteis para iniciar conversas na plataforma e são desenvolvidos pela equipe editorial da plataforma. 5 - Reconheça suas preocupações com a IA: é normal sentir um pouco de insegurança ou sobrecarga com as novas tecnologias. Algumas pessoas têm comparado esse sentimento, com a época de ascensão da internet. Por isso, é preciso entender que a ascensão da Inteligência Artificial representa uma mudança de longo prazo e, como tal, não acontece da noite para o dia. O que fazer com o conhecimento

Embora existam barreiras, o mercado está animado sobre o potencial que a IA pode trazer para suas carreiras, com mais da metade (52%) dos profissionais afirmando que estão entusiasmados para usar a IA para os ajudar a serem mais produtivos e 58% dizendo acreditam que a Inteligência Artificial os ajudará a avançar em suas carreiras.

Nesse sentido, 76% dos respondentes planejam usar IA para dizer adeus às tarefas de trabalho mais repetitivas ou operacionais, 67% dizendo que isso os poupará de situações embaraçosas, pois usarão a IA para fazer perguntas que teriam vergonha de fazer aos colegas e 65% planejando usá-la para aconselhamento profissional.

Quando questionados sobre a possível redução da carga de trabalho originada do encerramento de tarefas repetitivas, os trabalhadores listaram os três principais tópicos para os quais destinariam seu tempo extra: Melhorar o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal (55%) Aprender novas habilidades para o trabalho (48%) e Trabalhar em projetos pessoais ou empreendimentos paralelos (42%).

Além disso, os profissionais acreditam que habilidades como resolução de problemas (77%), pensamento estratégico (77%), comunicação (76%), liderança (70%) e gestão de pessoas (69%) serão ainda mais importantes à medida que a IA ganha destaque.

Para Karuna Daswani Lopes, Head de Comunicação do LinkedIn para América Latina e Ibéria, a ascensão da Inteligência Artificial proporciona um momento de adaptações no mercado de trabalho, mas, tão logo essas transformações sejam assimiladas, profissionais poderão aproveitar todos os benefícios que as novas tecnologias podem trazer para suas carreiras.  Leia também: O que a Inteligência Artificial Generativa tem a oferecer aos CMOs

Math - Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme