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5 dicas para impulsionar vendas digitais neste Dia das Mães

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Tempo de Leitura 4 min

DATA

2 de mai. de 2024

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Notícias

Oficialmente, o Dia das Mães só acontece no dia 12 de maio, mas o movimento comercial registrado nas semanas que antecedem a data chama a atenção. Mais de um quarto dos brasileiros já buscavam por presentes para a ocasião no início de abril, e este ímpeto de compras deverá estimular um crescimento significativo nas vendas digitais, de acordo com um levantamento divulgado pelo UOL Host.

No ano passado, o e-commerce nacional atingiu a marca de R$ 6,7 bilhões em faturamento; neste ano, as projeções apontam para um crescimento que varia entre 5% e 10% deste montante, evidenciando a força da data para os varejistas digitais. O levantamento aponta, também, um provável aumento de 12% no ticket médio das compras.

A fim de concretizar as estimativas, no entanto, os varejistas precisam observar algumas regras estratégicas. Pensando nisso, Marcelo Costa, Country Manager da Sellesta no Brasil, elencou cinco estratégias para alavancar as vendas online neste Dia das Mães.

Use inteligência de dados para otimizar as taxas de conversão

Citando recursos oferecidos por marketplaces como Amazon e Mercado Livre, Costa recomenda a utilização da inteligência de dados para analisar vendas, demandas dos consumidores e níveis de concorrência.

O gerente ressalta que essas análises permitem aos varejistas saber exatamente em quais categorias de baixa concorrência e nichos de produtos focar antes de lançar o próximo produto. Esses insights podem ajudar a entender o que os concorrentes estão fazendo, e aprender com os produtos de melhor desempenho quando se trata de preços e descrições.

Ao fazer uso da inteligência de dados junto com a IA, os vendedores podem aumentar suas vendas em até 70%.

Personalize sua oferta

Clientes apreciam empresas que os valorizam de forma exclusiva, e por isso, serviços e ofertas personalizadas geram 40% mais vendas do que ações genéricas, sem qualquer apelo à individualidade e aos desejos pessoais de cada consumidor.

Neste panorama, a sugestão é implementar recomendações de produtos personalizadas baseadas no que os clientes já compraram e em como navegaram pelo site antes. Com ajuda da IA, é possível combinar dados de segmentação tradicionais como localização, qual dispositivo usam e histórico de compras para prever o que provavelmente comprarão no futuro, ou quais descontos os atraíram mais.

Costa destaca, também, o uso da IA para personalizar ainda mais recursos para diferentes usuários, incluindo categorias, banners e pop-ups. Ao oferecer recomendações e promoções personalizadas assim que os clientes acessam seu site ou página de produto, é possível aumentar o engajamento, a satisfação dos clientes e, consequentemente, as vendas.

Aperfeiçoe suas listagens de produtos

A melhor maneira de oferecer mais tranquilidade aos clientes é através de listagens de produtos de alta qualidade, precisas e detalhadas. Isso porque, diferente das lojas físicas, empreendimentos virtuais não possibilitam a verificação manual das características de produção, qualidade e procedência de um produto.

Pensando nisso, fotos de alta qualidade (incluindo do produto sendo usado, não apenas fotos de estoque), descrições de produtos fáceis de entender e avaliações dos clientes são diferenciais para gerar confiança ao consumidor.

Feedbacks dos clientes, aliás, são um fator decisivo para impulsionar as compras de 77% dos consumidores brasileiros. Logo, uma coisa leva a outra: quanto maior for a qualidade da listagem, melhores serão as avaliações dos clientes.

Aproveite os dados para criar campanhas dinâmicas

Impulsionado pela Inteligência Artificial, o avanço tecnológico deu origem a novas ferramentas que permitem a realização de testes A/B de forma rápida e econômica para ajustar campanhas em tempo real e melhorar o desempenho de forma contínua.

Adicionalmente, as ferramentas de IA podem analisar dados importantes, como taxas de cliques, conversão, abandono de carrinho, rotatividade de clientes e até mesmo o comportamento dos usuários nas páginas dos produtos.

Isso oferece uma leitura completa e eficaz das estratégias atuais. Além disso, a análise preditiva pode prever como os consumidores e o mercado se comportarão no futuro, permitindo planejamentos prévios.

Otimize sua estratégia para omnichannel

Com o crescimento contínuo das compras por celular no Brasil, sites precisam ser altamente responsivos e ter um carregamento rápido em todos os dispositivos, oferecendo, ainda, um formato de navegação intuitiva e processos de check out sem complicações.

Além disso, combinar as últimas tecnologias de análise e processamento com a expertise humana pode garantir que os produtos tenham a melhor classificação em todas as plataformas, incluindo marketplaces de terceiros e redes sociais.

Quando se trata de experiência do cliente, os consumidores latino-americanos são particularmente exigentes: 49% dizem que abandonariam uma marca após uma má experiência. No entanto, ao estabelecer uma jornada do cliente bem definida, as empresas podem gerar conversões e conexões que constroem uma lealdade do cliente que irá muito além do Dia das Mães.

Leia também: Publicidade mobile deve alavancar as vendas para o Dia das Mães

Clube Mundo do Marketing

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

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