No primeiro semestre do ano, cerca de dois milhões de pedidos captados por pequenas e médias empresas online foram realizados através de divulgações nas redes sociais. O número representa um aumento de 27% em comparação ao mesmo período de 2023, conforme apontam dados divulgados pela Nuvemshop.
Em termos de volume, o dado representa 24% de todos os pedidos feitos ao longo do semestre (8,4 milhões). Neste panorama, o Instagram foi o maior responsável por direcionar as vendas das PMEs online com 89% do volume – cerca de 1,6 milhão de pedidos – colocando-se muito à frente de redes sociais como o Facebook (8,4%), YouTube (1,6%) e TikTok (0,9%).
Babi Tonhela, gerente sênior do E-commerce na Prática, escola de e-commerce da Nuvemshop, avalia que essas plataformas influenciam cada vez mais o comportamento de diferentes tipos de consumidor, e o sucesso de um negócio pode depender da capacidade do lojista de se adaptar e aproveitar as oportunidades que existem através dessas mídias.
Pensando nisso, a especialista separou cinco dicas para ajudar os lojistas a descobrirem como usar as redes sociais para impulsionar os negócios:
1. Interaja com o público: é importante interagir com o público e sempre responder a dúvidas e perguntas. A comunicação constante ajuda a construir uma comunidade em torno da marca e aumenta a fidelização dos clientes. Por outro lado, deixar os seguidores sem resposta pode levar à perda deles.2. Fique atento à reputação da marca: a reputação de uma marca é um dos bens mais valiosos para que ela seja bem-vista pelos consumidores. Por isso, é muito importante fazer o monitoramento de tudo o que é falado sobre a empresa na internet. Isto pode ser feito ao analisar os comentários e as hashtags utilizadas, procurar por palavras-chave importantes nas redes sociais e prestar atenção a fontes específicas de feedback.3. Invista em anúncios: Embora seja possível ter sucesso com postagens orgânicas, o investimento em anúncios pode escalar os resultados e alcançar de forma mais prática os objetivos do negócio. Diversas redes sociais oferecem plataformas de anúncio em suas ferramentas, além de vantagens, como autonomia para escolher o orçamento, geração de tráfego para outros canais da marca e mensuração de resultados.4. Integre as redes com uma loja virtual: diversas plataformas têm integrações que permitem sincronizar produtos e criar campanhas nas redes sociais com poucos cliques. Esta é apontada como uma boa opção para atrair seguidores para o catálogo online da loja e gerar mais tráfego.5. Crie estratégias de produção e programe o conteúdo: o conteúdo das redes sociais é importante para criar e melhorar o relacionamento com os usuários. Para isso, é necessário criar uma estratégia de Marketing de conteúdo para atrair mais visitantes. Além disso, é preciso saber as datas e horários em que o público está online nas mídias sociais da loja. Dessa forma, é possível aumentar as possibilidades de interação com a publicação, fortalecendo o engajamento.Leia também: 7 estratégias para aproveitar a expansão do social commerce
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