O Social Commerce deve crescer a uma taxa média de quase 40% ao ano até 2028, impulsionado por um faturamento anual de quase US$ 16 bilhões, conforme apontam dados divulgados pelo Brazil Social Commerce Market.
No Brasil, 70% da população – cerca de 150 milhões de pessoas – é ativa nas redes sociais. Significativo, o volume cria o cenário ideal para a maximização de estratégias de Social Commerce, sobretudo em datas sazonais tão importantes quanto o Dia das Mães.
Pensando nisso, Andrea Rios, especialista em vendas e Marketing e fundadora da Orcas, listou cinco dicas de Social Commerce para impulsionar vendas sazonais:
Invista no live commerce
Um exemplo de estratégia para os mais jovens nas redes é o chamado live commerce, que é realizado por meio de lives e vídeos ao vivo. Para Andrea, esta modalidade de compra oferece muitas vantagens para as empresas ao acelerar a conversão do consumidor por meio de vendas ao vivo envolventes e divertidas.
Ofereça cupons e explore o senso de urgência
Para incentivar as compras, é comum oferecer descontos e fazer ofertas. Vale a pena explorar o senso de urgência, com cupons únicos e descontos oferecidos naquele momento. Em datas importantes para o varejo, como Dia das Mães, estas são estratégias ideais.
Invista em influenciadores e na experimentação de produtos
As redes sociais são muito procuradas para conhecer produtos. Por isso, a dica é investir em influenciadores. Na época do Dia das Mães, ter pessoas dando ideias de presentes e testando itens é uma boa ideia.
Andrea ressalta que os influencers são boas opções para atrair clientes em potencial para experimentar produtos, sobretudo entre as gerações mais jovens, e ressalta que não é necessário investir nas grandes estrelas das redes, já que as ações com micro e nanos influenciadores muitas vezes são mais efetivas.
Aposte na tecnologia
As tecnologias de realidade aumentada e inteligência artificial são grandes aliadas do social commerce. Investir nestas novidades ajuda a permitir a experimentação virtual de produtos, fornecer recomendações personalizadas e aprimorar a experiência oferecida. Este tipo de tecnologia pode ajudar em outros aspectos, inclusive em vendas B2B.
Tenha uma estratégia bem definida
Para investir no social commerce para este Dia das Mães, a especialista indica que as marcas façam uma estratégia cuidadosa, levando em consideração uma série de fatores, como analisar a melhor plataforma para fazer uma live, formas de mensurar os resultados e verificar a audiência. É fundamental investir em Marketing e divulgação do que está sendo feito. Para isso, comunicações baseadas em newsletters, notificações, contagem regressiva e uma série de outras estratégias são boas opções.
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