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5 dicas de reposicionamento de conteúdo para impulsionar a estratégia digital

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Tempo de Leitura 3 min

DATA

14 de jul. de 2023

CATEGORIA

Notícias

O reposicionamento de conteúdo é uma maneira eficiente para criar novos formatos de conteúdo a partir de comunicações já produzidas anteriormente. Reposicionar é sobre adaptar uma mensagem, transformar uma matéria de jornal em um blog post otimizado ou criar cortes de um vídeo longo para plataformas de vídeos verticais, como o TikTok e os reels para o Instagram.

Essa é uma estratégia fundamental para maximizar os resultados e alcançar um público mais amplo e ainda permite que a empresa aproveite ao máximo o investimento feito na criação de conteúdo, reutilizando e adaptando-o para diferentes finalidades.

Além disso, pode melhorar o desempenho do SEO (Search Engine Optimization) e aumentar o tráfego orgânico para o site. Ao republicar e distribuir seu conteúdo em diferentes canais, você aumenta as chances de obter backlinks e menções, o que contribui para uma melhor classificação nos mecanismos de busca. Além disso, adaptar seu conteúdo para diferentes palavras-chave e consultas de pesquisa pode ajudar a atrair tráfego qualificado.

Veja cinco orientações para reposicionamento de conteúdo em diferentes plataformas, segundo João Silva, CEO da Aduela Ventures, e Gerson Diniz, CEO e Fundador da Autoclipper.

1 - Atenção aos mecanismos de buscas (SEO)

Muitas vezes, com o passar do tempo, o conteúdo produzido para um blog que ranqueia com eficiência entre as primeiras páginas do Google, vê o seu alcance diminuindo. Quando o assunto se torna relevante novamente, ao invés de escrever um novo texto, é possível adaptá-lo com palavras-chaves atuais e até mesmo desdobrar a mensagem em novos conteúdos para outras plataformas. É necessário pensar em boas práticas de SEO para que o engajamento aconteça de forma orgânica.

2 - Mineração de conteúdo

A mineração é uma etapa muito importante do reposicionamento de conteúdo. O responsável pela estratégia digital da empresa deve fazer um levantamento das mensagens que foram ao ar e possuem conteúdo relevante para ser adaptado, podem ser posts de blog, textos para web, vídeos no Youtube e conteúdo para Instagram. No caso de uma matéria de blog, é preciso verificar quais as partes mais interessantes para cada tipo de formato que será desdobrada.

3 - Identificação de tipos de formatos e canais

Uma das etapas do reposicionamento de conteúdo para uma estratégia infalível de marketing digital é a definição de formatos que podem ser criados para um conteúdo antigo e a identificação de canais adequados para as novas postagens. Matérias de blog posts com checklist podem ser reutilizadas como carrosséis para Instagram e LinkedIn. Conteúdos longos em vídeo, como podcasts e filmes podem ser aproveitados na criação de cortes de vídeo para o Youtube ou até para vídeos ainda mais curtos com formato vertical para plataforma shorts do próprio Youtube e o reels do Instagram e para o feed do TikTok. Uma live no Instagram, por exemplo, pode se tornar um e-book com conteúdo rico para engajar um lead de meio de funil.

4 - Criação de um sistema automático de reposicionamento do conteúdo

O maior benefício de reposicionar conteúdo é poder otimizar processos, pois se coloca esforço em pós-produção de um conteúdo já produzido. O que impede os times de marketing de fazer isso manualmente e de maneira sustentável é porque é um trabalho custoso. Com o advento da inteligência artificial todo o processo ficou mais dinâmico, é possível identificar um conteúdo âncora, definir quais serão os principais formatos e canais que servirão para posicioná-lo de forma automatizada.

5 - Uso da Inteligência Artificial na medida certa

Mesmo que a cadeia de reposicionamento seja automatizada com a popularização da Inteligência Artificial (AI), a produção e edição de conteúdo sempre será uma tarefa humana. Portanto, é preciso ter cuidado ao utilizar as ferramentas de AI para reposicionar um conteúdo.

Leia também: Principais tendências que devem aquecer a área de criação de conteúdos digitais

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

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