MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

5 benefícios da solução DAM na bagunça digital das empresas

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 4 min

DATA

18 de ago. de 2023

CATEGORIA

Notícias

A aceleração digital dos negócios vem demandando um volume enorme de materiais digitais para as empresas. Organizar a bagunça digital, gerir e distribuir esses conteúdos em escala de forma eficiente é um verdadeiro desafio, e é por isso que empresas que utilizam a solução DAM - Digital Asset Management (Gestão de Ativos Digitais) estão se destacando cada vez mais dentro de seus mercados.

Hoje, o uso de plataformas DAM apresenta diversos benefícios que vão muito além da organização e facilitação do acesso aos arquivos. Segundo Adalberto Generoso, cofundador e CEO da Yapoli, esse tipo de solução é essencial para os negócios na era digital, pois permitem que milhares de arquivos estejam concentrados em um único lugar e tenham a capacidade de serem distribuídos em escala para ambientes digitais de maneira automatizada, inteligente e com governança.

“O armazenamento e a distribuição dos materiais são feitos sempre respeitando as diretrizes da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) e de modo a facilitar o trabalho de busca e localização dos arquivos em qualquer região”, explica.

Diante desse cenário, o executivo listou cinco vantagens cruciais da gestão de ativos digitais para empresas que desejam superar o desafio da bagunça digital.  1. Economia de tempo e custo

Por meio da automação de metadados para "taguear" (etiquetar) os ativos digitais, a solução DAM agiliza a busca por arquivos específicos em acervos de grande volume, evitando a recriação de ativos não encontrados e reduzindo os custos de empresas e produtoras de conteúdo.

“Isso resulta em economia de um tempo precioso para os usuários, que podem encontrar os ativos necessários facilmente, permitindo que se concentrem em tarefas essenciais do negócio. O uso da plataforma DAM gera uma economia de 4h semanais dos colaboradores”, detalha Generoso.

2. Facilidade de reutilização e redirecionamento de ativos

Além de agilizar a localização de ativos, a plataforma DAM simplifica o processo de edição, reutilização, redirecionamento e redistribuição de arquivos. Isso promove uma utilização mais eficiente dos recursos digitais, economizando tempo e esforço na produção de novos conteúdos.

“Outra vantagem é a colaboração entre equipes e departamentos. Com a plataforma, os ativos podem ser facilmente compartilhados entre diferentes membros da equipe, permitindo que todos trabalhem com o mesmo material. Isso reduz os gargalos de comunicação e evita a confusão decorrente do uso de versões desatualizadas dos ativos”, reforça o CEO da Yapoli.

3. Automação de workflows

Com a funcionalidade de alerta para novas versões de ativos, a plataforma DAM mantém a consistência dos arquivos nos projetos. Essa automação de fluxos de trabalho agiliza a colaboração entre os usuários e evita erros causados por versões desatualizadas, tornando o processo mais assertivo e eficaz.“A automação de fluxos de trabalho é uma poderosa aliada para otimizar a gestão de ativos digitais nas empresas. Ela agiliza a colaboração, garante a consistência dos arquivos nos projetos e aumenta a eficiência operacional”, pontua o executivo.

4. Garantia de consistência de marca

Ao utilizar ativos sempre atualizados, íntegros e enriquecidos, as empresas têm garantia das comunicações de sua marca. O gerenciamento adequado dos ativos digitais impede o uso indevido de arquivos antigos ou desatualizados, assumindo significativamente o risco e a responsabilidade pela inconsistência da marca.

“Outro aspecto importante da consistência de marca é a qualidade dos ativos utilizados. Com a plataforma DAM, é possível enriquecer os ativos com metadados alinhados e outras informações relevantes, garantindo que sejam usados corretamente e de forma coerente, reduzindo significativamente o risco de comunicar mensagens conflitantes ou confusas ao público. Isso fortalece a percepção da marca e constrói uma imagem sólida e confiável no mercado”, salienta o executivo.

5. Maximização do valor do ativo

Com todos os ativos armazenados em um repositório central de fácil acesso, os funcionários e usuários da plataforma têm o poder de aproveitar ao máximo o potencial desses recursos, mesmo em situações adversas, como equipes de campo ou vendas em regiões remotas. A acessibilidade rápida dos ativos evita a perda de negócios devido a falhas na comunicação da marca.

“A solução fornece suporte ao crescimento do negócio, pois sua centralização facilita o treinamento de novos funcionários e usuários da cadeia de distribuição de ativos. Além disso, também permite otimizar processos e garantir a consistência da marca, tornando-se um diferencial competitivo essencial na era digital”, finaliza Generoso.

Leia também: Rich media: a revolução na publicidade digital

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

Device Theme
Device Theme
Device Theme