A aceleração digital dos negócios vem demandando um volume enorme de materiais digitais para as empresas. Organizar a bagunça digital, gerir e distribuir esses conteúdos em escala de forma eficiente é um verdadeiro desafio, e é por isso que empresas que utilizam a solução DAM - Digital Asset Management (Gestão de Ativos Digitais) estão se destacando cada vez mais dentro de seus mercados.
Hoje, o uso de plataformas DAM apresenta diversos benefícios que vão muito além da organização e facilitação do acesso aos arquivos. Segundo Adalberto Generoso, cofundador e CEO da Yapoli, esse tipo de solução é essencial para os negócios na era digital, pois permitem que milhares de arquivos estejam concentrados em um único lugar e tenham a capacidade de serem distribuídos em escala para ambientes digitais de maneira automatizada, inteligente e com governança.
“O armazenamento e a distribuição dos materiais são feitos sempre respeitando as diretrizes da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) e de modo a facilitar o trabalho de busca e localização dos arquivos em qualquer região”, explica.
Diante desse cenário, o executivo listou cinco vantagens cruciais da gestão de ativos digitais para empresas que desejam superar o desafio da bagunça digital. 1. Economia de tempo e custo
Por meio da automação de metadados para "taguear" (etiquetar) os ativos digitais, a solução DAM agiliza a busca por arquivos específicos em acervos de grande volume, evitando a recriação de ativos não encontrados e reduzindo os custos de empresas e produtoras de conteúdo.
“Isso resulta em economia de um tempo precioso para os usuários, que podem encontrar os ativos necessários facilmente, permitindo que se concentrem em tarefas essenciais do negócio. O uso da plataforma DAM gera uma economia de 4h semanais dos colaboradores”, detalha Generoso.
2. Facilidade de reutilização e redirecionamento de ativos
Além de agilizar a localização de ativos, a plataforma DAM simplifica o processo de edição, reutilização, redirecionamento e redistribuição de arquivos. Isso promove uma utilização mais eficiente dos recursos digitais, economizando tempo e esforço na produção de novos conteúdos.
“Outra vantagem é a colaboração entre equipes e departamentos. Com a plataforma, os ativos podem ser facilmente compartilhados entre diferentes membros da equipe, permitindo que todos trabalhem com o mesmo material. Isso reduz os gargalos de comunicação e evita a confusão decorrente do uso de versões desatualizadas dos ativos”, reforça o CEO da Yapoli.
3. Automação de workflows
Com a funcionalidade de alerta para novas versões de ativos, a plataforma DAM mantém a consistência dos arquivos nos projetos. Essa automação de fluxos de trabalho agiliza a colaboração entre os usuários e evita erros causados por versões desatualizadas, tornando o processo mais assertivo e eficaz.“A automação de fluxos de trabalho é uma poderosa aliada para otimizar a gestão de ativos digitais nas empresas. Ela agiliza a colaboração, garante a consistência dos arquivos nos projetos e aumenta a eficiência operacional”, pontua o executivo.
4. Garantia de consistência de marca
Ao utilizar ativos sempre atualizados, íntegros e enriquecidos, as empresas têm garantia das comunicações de sua marca. O gerenciamento adequado dos ativos digitais impede o uso indevido de arquivos antigos ou desatualizados, assumindo significativamente o risco e a responsabilidade pela inconsistência da marca.
“Outro aspecto importante da consistência de marca é a qualidade dos ativos utilizados. Com a plataforma DAM, é possível enriquecer os ativos com metadados alinhados e outras informações relevantes, garantindo que sejam usados corretamente e de forma coerente, reduzindo significativamente o risco de comunicar mensagens conflitantes ou confusas ao público. Isso fortalece a percepção da marca e constrói uma imagem sólida e confiável no mercado”, salienta o executivo.
5. Maximização do valor do ativo
Com todos os ativos armazenados em um repositório central de fácil acesso, os funcionários e usuários da plataforma têm o poder de aproveitar ao máximo o potencial desses recursos, mesmo em situações adversas, como equipes de campo ou vendas em regiões remotas. A acessibilidade rápida dos ativos evita a perda de negócios devido a falhas na comunicação da marca.
“A solução fornece suporte ao crescimento do negócio, pois sua centralização facilita o treinamento de novos funcionários e usuários da cadeia de distribuição de ativos. Além disso, também permite otimizar processos e garantir a consistência da marca, tornando-se um diferencial competitivo essencial na era digital”, finaliza Generoso.
Leia também: Rich media: a revolução na publicidade digital
COMPARTILHAR ESSE POST