O valor do mercado global de autoatendimento deve saltar de US$ 4,88 bilhões em 2023 para US$ 13,98 bilhões até 2030, conforme aponta o estudo "Self-Checkout System Market Size", elaborado pela Fortune Business Insights.
Só no Brasil, estimativas apontam que cerca de 10 mil lojas já operam neste modelo de negócio, que oferece aos consumidores uma experiência de autoatendimento na qual se destacam elementos como agilidade e independência durante a jornada de compra.
Pensando no potencial deste mercado, Eduardo Córdova, CEO do market4u, listou quatro tendências do mercado autônomo para 2024.
Social Commerce como atrativo O Brasil é o país latino-americano em que as pessoas mais utilizam as redes sociais, alcançando um tempo médio de tela de 225 minutos por dia. O número, identificado em um um estudo da GlobalWebIndex, evidencia o poder das redes sociais para a difusão dos negócios. Para Córdova, além de alavancar os resultados de vendas, as plataformas são ferramentas excelentes para a conexão e identificação com os consumidores. Transformação de pontos de venda em pontos de experiência
59% dos clientes não voltariam a fazer negócios como empresas que lhes estenderam uma experiência de atendimento negativa, conforme apontam dados publicados pela Zendesk. O dado esclarece que os consumidores não buscam somente por produtos de qualidade, mas também por uma experiência completa e, claro, positiva.
Experiências positivas são reconhecidas como excelentes estratégias para a criação de laços emocionais entre marcas e seus clientes. Citando tendências adotadas pela market4u, Córdova explica que um caminho encontrado pela empresa nesse sentido foi transformar pontos de venda em pontos de experiência, com ambientes mais aconchegantes, interativos e atrativos.
Layout personalizado
Ainda no barco da experiência, o relatório "CX Trends 2023", elaborado pela Zendesk, aponta que 70% dos consumidores gastam mais em empresas que oferecem experiências do cliente fluídas, personalizadas e integradas.
Mais uma vez recorrendo à própria experiência, o CEO destaca que com um setor de arquitetura focado em aprimorar o layout das unidades de maneira personalizada, o market4u tem transformado as lojas da rede em pontos de convivência, que registram vendas mais expressivas e maior satisfação dos clientes.
Consolidação em ambientes corporativos
Desde o fim da pandemia, as empresas têm enfrentado dificuldades para a volta do trabalho presencial. De acordo com uma pesquisa efetuada entre abril e maio de 2023 pelo Infojobs e o Grupo Top RH, 85,3% dos profissionais brasileiros trocariam de emprego pelo home office. Neste cenário, as corporações têm buscado cada vez mais benefícios considerados diferenciais atrativos e estão enxergando os mercados autônomos como alternativa.
Segundo Córdova, o market4u mapeou mais de 8 mil oportunidades em empresas no Brasil que podem instalar um mercado autônomo e oferecer um espaço de convivência diferenciado com comodidade e conveniência aos trabalhadores, compensando a questão do tempo de deslocamento.
Leia também: A importância da experiência do cliente nos escritórios de advocacia
COMPARTILHAR ESSE POST