Metodologias ágeis aumentam o sucesso dos projetos em 28% em comparação aos modelos de trabalho tradicionais. É o que aponta uma pesquisa recém-divulgada pela consultoria PwC. O estudo reforça a capacidade de adaptação rápida às transformações desencadeadas pelo mundo digital como um fator de explicação para o sucesso.
Descrevendo outros benefícios observados durante a aplicação das metodologias ágeis, Renan Vargas, CEO da Agência Páprica Comunicação, destaca a vantagem de permitir que os clientes se relacionem com diversas pessoas envolvidas em um projeto em vez de apenas um responsável pelo atendimento.
Na experiência do executivo, isso tem trazido muitos benefícios em termos de planejamento e de produção, pois aproxima o cliente das pessoas e permite feedbacks constantes e interação contínua entre todos os envolvidos.
Outra percepção compartilhada pelo CEO é que as metodologias ágeis aumentam a transparência e a comunicação dos fluxos de trabalho. Quando o cliente é envolvido no processo e na tomada de decisões, os relacionamentos firmados são mais sólidos, pois se beneficiam de uma relação de confiança mútua em cada ajuste.
Nascidas no segmento de tecnologia, especialmente no desenvolvimento de softwares e de aplicativos, as metodologias ágeis dividem projetos e contas em ciclos menores em busca de um contínuo aprimoramento.
Nesse modo de atuação, as pessoas estão acima dos processos. Os protótipos, as tentativas e as ideias superam a burocracia, e a colaboração – inclusive dos clientes – não é atrapalhada pela rigidez de contratos. Isto permite respostas mais rápidas às mudanças, livres da rigidez do modelo tradicional.
Leia também: Como a Localiza substituiu o Marketing tradicional pelo Marketing ágil Conheça o MBA Mundo do Marketing e saiba mais como disciplinas como Agile Marketing, Growth Marketing e Customer Experience podem transformar sua carreira.
COMPARTILHAR ESSE POST