MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

10 separações que deram o que falar no mundo das marcas

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 4 min

DATA

27 de set. de 2023

CATEGORIA

Notícias

Uma onda de separações deu o que falar na última semana. De Luiza e Chico a Sandy e Lucas, muitos casais famosos romperam nos últimos dias. Muito além do engajamento que o assunto ganhe nas redes sociais e rodas de conversa, as separações falam sobre autenticidade e verdade entre as relações. “Será que não eram tão felizes assim?”, muitos se perguntam quando nenhuma polêmica surge. A mesma questão ocorre quando um garoto-propaganda é tão leal à uma marca e depois o contrato é rompido.

Nós do Marketing sabemos que não há fidelidade que resista a um bom contrato, mas lealdade é algo mais além. Já que muitos acabam por vestir a camisa da marca e capaz até de se tornarem um só.

Entram no caso Carlos Moreno com a Bombril, Sebastian e C&A e Fabiano Augusto e Casas Bahia. Alguns até reatam, mostrando que o amor vence, outros não olham para trás.

Essas separações podem ocorrer por uma variedade de razões, como diferenças criativas, contratos expirados, escândalos ou mudanças estratégicas da marca. Confira o Top 10 separações no mundo das marcas que deram o que falar:

Sebastian e C&A - O ator, que foi garoto-propaganda da C&A por cerca de duas décadas, ultrapassou os limites da publicidade e se transformou em uma figura conhecida nacionalmente. O artista estrelou a campanha "Abuse e Use" em 1990 e ocupou o posto até 2010. O encerramento do contrato aconteceu por mudanças estratégicas na comunicação da empresa. Carlos Moreno e Bombril - Nacionalmente famoso por ter sido de 1978 a 2004, de 2006 a 2011, de 2012 a 2013, em 2015 e em 2019 o garoto-propaganda da marca Bombril, Carlos fez mais de 340 comerciais com a marca. O encerramento do contrato aconteceu por mudanças no Marketing da empresa. Zeca Pagodinho e Nova Schin - Em seus shows, Zeca sempre bebe uma cervejinha. No início dos anos 2000 também era assim e ele nunca escondeu sua predileção pela Brahma. Em 2003, no entanto, ele foi contratado pela Nova Schin para ser garoto-propaganda na campanha “Experimenta”. Em 2004, ao final do contrato, a Ambev, detentora da Brahma, contrata o cantor e estreia de surpresa um comercial com Pagodinho como principal estrela. No filme, ele canta uma música cujo refrão ironiza sua passagem pela "Nova Schin": "Fui provar outro sabor, eu sei. Mas não largo meu amor, voltei".

Zeca Pagodinho e Nova Schin

Após brigas no Conar, o artista diz que não leu o contrato que assinou, que foi contratado pela Schin para experimentar a cerveja e não para dizer que é a bebida que ele consome. A Brahma foi proibida de usar o cantor em propagandas, mas hoje o cantor possui sua própria rede de bares com fornecimento exclusivo da Ambev.

Fabiano Augusto e Casas Bahia - O slogan “quer pagar quanto?” foi eternizado na voz de Fabiano, que fez parte da comunicação da marca de 2002 a 2006, mas ainda teve contrato por mais um ano com a companhia. Depois de sete anos do término do contrato, em 2013, o ator e apresentador voltou em uma nova campanha que trata do período em que ele anunciava as promoções da loja.  Em 2020, outro retorno pontual, comando de uma Live Shopping no período de isolamento da pandemia por COVID-19. Em 2023, o garoto-propaganda retomou a relação “iô-iô” e fechou mais um contrato com a marca.

Fabiano Augusto e Casas Bahia

Neymar e a Nike: Em 2021, Neymar Jr., um dos jogadores de futebol mais famosos do mundo, encerrou sua parceria de longa data com a Nike após 15 anos de colaboração. O motivo da separação não foi totalmente divulgado, mas rumores apontam para diferenças contratuais e disputas legais. Grazi Massafera e L'Oréal: A atriz e modelo Grazi Massafera foi garota propaganda da L'Oréal por muitos anos, mas em 2020, a marca não renovou seu contrato. Não foram divulgados detalhes sobre os motivos por trás da separação. Gisele Bündchen e Victoria's Secret: A supermodelo brasileira Gisele Bündchen era um dos anjos mais famosos da Victoria's Secret, mas em 2007 ela encerrou seu contrato com a marca para se concentrar em outras oportunidades de modelagem e caridade. Ronaldo e Claro: Ronaldo Fenômeno teve uma parceria de longa data com a operadora de telecomunicações Claro, mas a separação ocorreu em 2018 quando ele se envolveu em um caso de fraude fiscal e teve seu nome associado a irregularidades financeiras. Xuxa e Monange - Foram inúmeros comerciais tendo a Xuxa mergulhada em uma banheira de hidratante, mas após 12 anos de parceria, a marca da Hypermarcas optou por adotar uma nova estratégia de comunicação, dando enfoque nos atributos dos produtos.

Xuxa e Monange

Lance Armstrong e a Nike: O ciclista Lance Armstrong perdeu seus contratos de patrocínio com a Nike e outras marcas esportivas após admitir o uso de doping durante sua carreira.

Extra rompimento, mas nem tanto:

Ronald McDonald e McDonald’s - O personagem criado pela própria marca foi utilizado em diversas campanhas por muitos anos, mas em 2016 foi dispensado após uma onda de aparições de palhaços assustadores registrada nos Estados Unidos. A geração “rock do Ronald” sentiu falta dele. Hoje, ele ainda dá nome ao Instituto Ronald McDonald e costuma ser mencionado indiretamente em propagandas provocativas de concorrentes, como o Burger King.

Ronald McDonald e McDonald’s

Leia também: Fabiano Augusto volta a ser garoto-propaganda da Casas Bahia

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme