Uma análise publicada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) aponta que 40% dos empregos globais estão expostos a algum tipo de disrupção provocada pela Inteligência Artificial. O número sobe para 60% nas economias avançadas, retorna para 40% em cenários emergentes (como o Brasil), e cai para 26% em países de baixo rendimento.
No Marketing essa realidade é ainda mais presente, tendo áreas criativas e de métricas as mais dominadas por ferramentas de IA. Durante o Workshop Mundo do Marketing, Rafael Pittigliani, CEO da Neoperfomance explicou como a transformação do Marketing passa pela IA e ensinou profissionais a se capacitarem.
Ele listou 10 passos para usar IA no Marketing e explicou porque cada um deles traz mudanças significativas para quem vive e respira a área estratégica. Confira:
Avalie os dados existentes
Consolide os dados de Marketing disponíveis atualmente, como investimentos, vendas, interações nas redes sociais, tráfego do site entre outros. Depois identifique lacunas de dados e planeje como preenchê-las completamente.
Defina objetivos claros
Determine o que você quer alcançar com a IA (melhorar a taxa de conversão, previsibilidade de vendas, etc.). Em seguida, alinhe seus objetivos de IA com as metas de negócios maiores.
Comece com um projeto piloto
Escolha uma área específica para teste, como automação de e-mail marketing, chatbots ou aumentar volume de criativos produzidos. Use ferramentas de IA acessíveis e amigáveis para iniciantes.
Explore ferramentas de análise preditiva
Experimente ferramentas de análise preditiva para entender melhor seu público e prever tendências (exemplo: Google Analytics). Aplique insights preditivos para otimizar campanhas futuras.
Implemente automação de Marketing
Automatize tarefas repetidas e personalize a comunicação com o cliente usando plataformas de automação de Marketing que oferecem soluções baseadas em IA
Teste ferramentas de criação de conteúdo assistidas por IA
Use ferramentas (ChatGPT, Copy.ai, etc.) para gerar ideias de conteúdo, redigir posts para blogs ou criar descrições de produtos. Busque também ferramentas mais específicas para a sua necessidade.
Desenvolva ou integre um chatbot
Implemente um chatbot no seu site ou nas redes sociais para melhorar o engajamento e a satisfação do cliente. Utilize plataformas como ManyChat ou ChatFuel para criar chatbots sem necessidade de codificação.
Mensure e ajuste
Estabeleça métricas-chave para avaliar o desempenho das suas iniciativas de IA. Use os dados coletados para refinar continuamente suas estratégias.
Eduque sua equipe
Promova workshops ou cursos para sua equipe entender e adotar ferramentas de IA. Encoraje uma cultura de experimentação.
Não tenha medo
Realize testes de novas funcionalidades e ferramentas sempre em um ambiente controlado. Leia bastante sobre o tema (as atualizações acontecem semanalmente) e participe de webinars.
Participe dos Workshops do Mundo do Marketing e atualize seu currículo agora mesmo! Garanta certificados em cada um deles, com a chancela de quem sabe tudo de Marketing.
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